Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC012

Bases de Análise Gramatical_Inglês

Código: LLC012     Sigla: BAGR_I

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 93 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final deste curso o aluno deve: (1) ter um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base; (2) ter um conhecimento das classes de palavras, e ser capaz de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios. (3) Ter um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase; (4) Ser capaz a compreender a distinção entre uma frase simples e complexa (5) Saber os cinco elementos chaves de uma oração; sujeito, verbo, objecto, complemento e adverbial.

Resultados de aprendizagem e competências

Um conhecimento geral dos fundamentos da gramâtica inglesa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(1) Introdução: objectivos do curso. Porque estudar a gramática? Terminologia básica. (2) Classes de palavras (abertas e fechadas) (3) Classes dos nomes (4) Os pronomes (5) A sintagma nominal: (i) Pre-modificação (determinantes, adjectivos, particípios, nomes) (ii) Pos-modificação (orações relativas, orações não finitas) (6) Outros tipos de sintagmas (preposicionais, adjectivais, adverbiais) (7) Os elementos de uma oração: sujeito, verbo, objecto, complemento, adverbial (8) A frase simples (9) A frase complexa (10) As orações adverbiais (finitas e não finitas) (11) As conjunções

Bibliografia Obrigatória

Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8

Bibliografia Complementar

Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6

Observações Bibliográficas

Students do not have to buy any books for this course, as the teacher will provide all the materials necessary. However, you are recommended to consult the books in the bibliography, especially 'Rediscover English Grammar' (David Crystal).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

(1) Exposição oral dentro da aula (2) Exercícios para trabalho de casa (3) Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando a preparação de actividade para os demais alunos e treino da gramática (4) Revisão da matéria antes dos testes

Software

Not applicable
Not applicable
Not applicable
Not applicable

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos tem que assistir 75% das aulas e assinar a lista de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Um teste feito em classe durante o semestre (em Novembro) – 40% Um exame final em Janeiro – 60%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Na época de recurso o valor do exame corresponde a 100% do total. Este exame pode ser feito por qualquer aluno para melhorar a nota original.

Observações

A lingua de instrução é inglês

Recomendar Página Voltar ao Topo