Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO025

História da Igreja em Portugal

Código: HISTO025     Sigla: HIPOR

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 51 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se traçar o quadro geral da evolução institucional, socioeconómica e pastoral da Igreja no interior da sociedade portuguesa, desde a Alta Idade Média até à contemporaneidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes, para além de informação factual, apreendam conceitos úteis para pensar a realidade religiosa e eclesiástica no tempo longo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Parte: Antes de Portugal. 1. A difusão do Cristianismo na Península Ibérica (sécs. I-IV). 1.1. As influências do Cristianismo do Norte de África. 1.2. Tempo de perseguições, de martírios e de heresias. 1.3. Os primeiros passos da organização eclesiástica. 2. A chegada dos bárbaros e a evolução do Cristianismo peninsular (sécs. V- -VIII). 2.1. S. Martinho de Dume/Braga e a organização eclesiástica do Noroeste hispânico. 2.2. Os concílios e a articulação da Igreja e do Estado na época visigoda. 2.3. Dioceses, paróquias e comunidades monásticas. 3. A ocupação islâmica e a Reconquista cristã (sécs. VIII-XI). 3.1. Cristãos e muçulmanos: uma convivência obrigatória. 3.2. As comunidades moçárabes. 3.3. A restauração das estruturas eclesiásticas. II Parte: A Igreja em Portugal. 1. A construção duma Igreja portuguesa (sécs. XII-XV). 1.1. Bispos e dioceses ao serviço da formação do reino. 1.2. A acção das ordens religiosas. 1.3. Ordenamento eclesiástico: dioceses e paróquias. 1.4. Clérigos e monges: do culto e da disciplina. 1.5. As escolas eclesiásticas e a obra assistencial. 2. A Igreja portuguesa no período da expansão ultramarina (sécs. XVI-XVII). 2.1. Benefícios eclesiásticos. 2.2. Estabelecimento da Inquisição em Portugal. 2.3. O Concílio de Trento e a sua influência em Portugal. 2.4. Reforma das Ordens Religiosas. 2.5. A Igreja e a evangelização das novas terras: as Missões e o Direito de Padroado na Índia, na África e no Brasil. 3. A Igreja portuguesa entre a Restauração e a implantação do Liberalismo (sécs. XVII-XIX). 3.1. Problemas diplomáticos com a Santa Sé. 3.2. O despotismo pombalino e a expulsão da Companhia de Jesus. 3.3. Novas sensibilidades religiosas. 4. A Igreja portuguesa e a Monarquia Constitucional (sécs. XIX-1910). 4.1. O clero português perante a ideologia e a prática liberais. 4.2. A desestruturação da Igreja do Antigo Regime: a extinção das Ordens Religiosas e a nacionalização dos seus bens. 4.3. A laicização da sociedade. 5. A Igreja portuguesa no séc. XX. 5.1. Tempo de perseguições e incompreensão. 5.2. A renovação da Igreja portuguesa durante o Estado Novo. 5.3. A influência do Concílio Vaticano II. 5.4. A Igreja portuguesa perante os desafios da contemporaneidade.

Bibliografia Obrigatória

Mattoso, José (dir. de); História de Portugal, 8 vols. , Círculo de Leitores, 1992-1995
Serrão, Joel (dir. de); Dicionário de História de Portugal, 6 vols., , Livraria Figueirinhas, 1990 (reedição) ( A mesma editora publicou, entre 1999 e 2000, três novos vols. (VII, VIII e IX), coordenados por António Barreto e Maria Filomena Mónica, que versam apenas o período compeendido entre 1926 e 1974)
Azevedo, Carlos Moreira (dir. de) ; Dicionário de História Religiosa de Portugal, , 4 vols., Círculo de Leitores, 2000-2001
Serrão, Joel e Marques, A. H. de Oliveira (dir. de); Nova História de Portugal, vols. II, III, IV, V, VII, IX, XI, XII, Editorial Presença, 1987-2002
ALMEIDA, Fortunato de; História da Igreja em Portugal, nova edição preparada e dirigida por Damião Peres, 4 vols., Portucalense Editora/Livraria Civilização – Editora, 1967-1971
Azevedo, Carlos Moreira (dir. de) ; História Religiosa de Portugal, 3 vols. , Círculo de Leitores, 2000-2002
Andrade, António Alberto Banha de (dir de) ; Dicionário de História da Igreja em Portugal, dir. de , 2 vols., Editorial Resistência, 1980-1983 (A edição deste dicionário foi interrompida a meio do 3.º vol., nunca publicado como tal, terminando o derradeiro fascículo editado (30) no início do artigo BRITO, Bernardo de. )

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre será indicada bibliografia específica para os diversos pontos do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica acompanhada de aulas práticas, nas quais serão analisados documentos representativos de algumas das questões abordadas no programa. Na orientação tutorial será dada atenção particular à orientação do estudo dos discentes.

Palavras Chave

Humanidades > História > História medieval
Humanidades > História > História da igreja
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação por exame final.  Mesmo não havendo presença obrigatória, considera-se fundamental a participação regular nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida na prova escrita final (100%).

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as regras gerais da FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a modalidade de avaliação definida para a disciplina.

Melhoria de classificação

De acordo com a modalidade de avaliação definida para a disciplina.

Recomendar Página Voltar ao Topo