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Conservação Preventiva

Código: ARQU029     Sigla: CPRE

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 19 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 6 52 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação. 

Resultados de aprendizagem e competências

Alunos equipados com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução 1.1. Património e conservação 1.1.1. Conceitos: Génese e evolução 1.1.2. Cartas e convenções 2. Materiais e contextos arqueológicos 2.1. Vulnerabilidades/resistências 2.2. Alteração. Agentes, mecanismos de interação e evidências 3. Âmbito e metodologias de intervenção 3.1. In situ. Os “primeiros socorros” 3.1.1. Metodologias de levantamento e recolha 3.1.2. Acondicionamento e transporte 3.2. Em laboratório 3.2.1. Manuseamento 3.2.2. Limpeza 3.2.3. Estabilização/Fixação 3.2.4. Marcação 3.2.5. Proteção 3.3. Em reserva e exposição 3.3.1. Acondicionamento 3.3.2. Gestão ambiental

Bibliografia Obrigatória

PEARSON, C.; The Conservation Of Marine Archaeological Objects, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-10668-9
WATKINSON, D.; First Aid for Finds, Rescue/UKIC, 1987. ISBN: 0903789132
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
CRONYN, J. M.; The Elements of Archaeological Conservation, Routledge, 1992. ISBN: 0-415-01207-4
RODGERS, B.A.; The Archaeologist’s Manual for Conservation: A Guide to Non-Toxic, Minimal Intervention Artifact Stablization, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2004. ISBN: 0-306-48466-8
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
Pye, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
MUSEUMS & GALLERIES COMMISSION ; Standards in the Museum Care of Archaeological Collections, MGC, 1992. ISBN: 0-948630-15-9
PEARSON, C.; Rock Art and Posterity: Conserving, Managing and Recording Rock Art, Australian Rock Art Research Publication, 1991. ISBN: 0-646-03751-x

Observações Bibliográficas

Durante o semestreserão facultadas indicações específicas relativas aos diferentes tópicos do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem activas, como a actividades de campo, simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 30,00
Trabalho de campo 12,50
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 12,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho laboratorial 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão possuir inscrição regularizada e, como pré-requisito, garantir uma assiduidade de 75%, quer às aulas quer às sessões de orientação tutorial. A assiduidade será verificada pela docente através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Estão dispensados do pré-requisito os alunos abrangidos por legislação própria.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação: - Participação construtiva nas aulas (15%) - Elaboração de relatórios (25%) - Investigação temática e elaboração de trabalho escrito (30%) - Preparação e apresentação de uma lição (30%)

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados do pré-requisito da frequência e que não a tenham obtido deverão: - Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes - Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em local e dia a acordar - Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e redigir respetivo relatório

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

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