Política Internacional
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. sistematizar as grandes transformações operadas pelas consequências da II Guerra Mundial na ordem mundial;
3. relacionar o fprocesso das descolonizações com uma nova fase do capitalismo mundial
4. avaliar criticamente a conflitualidade actual, relacionando-a com tendências estruturais e conjunturais das relações interancionais contemporâneas
Programa
1 I PARTE
Introdução ao século XX
1.1. O imperialismo no século XX - definição e história de um conceito
1.2. Impérios e áreas de influência antes da I Guerra Mundial
1.3. As consequências da I Guerra Mundial
1.3. Recessões e reconstruções: o período entre as duas guerras
1.3.1. As adaptações "do capitalismo tardio": fascismos, New Deal, planos quinquenais soviéticos
2. A II Guerra Mundial
3. Os novos equilibrios entre 1945-1989 - a Guerra Fria
3.1 A formação da "Europa": organizações e fracassos até à reunificação alemã
3.2. A acumulação de capital a leste: apogeu e queda (1949-1989)
3.3. As descolonizações o nacionalismo africano e asiático: da Conferencia de Brazzaville ao fim da guerra civil angolana
II PARTE
O mundo actual
4. A nova fase da globalização
4.1.Critica do conceito
4.2. Conflitos e alianças depois de 1989
4.3.1.. Blocos comerciais e políticos
4.4. Os problemas planetarios: energia, recursos naturais, clima, corrida espacial
Consultar a Bibliografia em documento anexo a esta Ficha de Disciplina!
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas Teórico-Práticas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem:
unidades expositivas
- materiais didacticos, eventualmente sob a forma de textos fotocopiados
Nas actividades de Orientação Tutorial, os estudantes deverão optar entre a preparação, em alternativa, de:
1. um relatório de leitura ou recensão crítica de artigo, capítulo, livro ou documentário videográfico;
2. um trabalho de investigação utilizando fontes primárias, a discutir nas OT's.
Software
Data Show
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História contemporânea
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Estudos internacionais
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Política internacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste |
Exame |
2,00 |
|
2010-07-15 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento das aulas |
Estudo autónomo |
56 |
2010-07-15 |
Preparação de teste |
Estudo autónomo |
48 |
2010-07-15 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais»
Fórmula de cálculo da classificação final
TOTAL= 60% E + 30% TI + 10%PA
E= Exame
TI = Trabalho de investigação
PA = Participação na aula
Provas e trabalhos especiais
O estudante deve optar nas duas primeiras semanas lectivas (em declaração escrita entregue ao docente) por uma de duas vias de avaliação final :
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação incidirá sobre as componentes de avaliação que o estudante seleccionar para o efeito.
Observações
1. Todas as provas de avaliação escrita poderão ser realizadas com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo, o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. As tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial poderão ser realizadas em grupos de dois estudantes (e nunca mais), ainda que a avaliação que delas resulte seja sempre individualizada.
3. As aulas serão leccionadas em Português. As sessões de Orientação Tutorial e as tarefas de avaliação poderão, consoante as necessidades dos estudantes estrangeiros, ser leccionadas/realizadas noutras líguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.