História das Relações Internacionais
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas;
- Reconheçam a importância que as Revoluções Americana e Francesa tiveram e como modificaram o relacionamento entre as principais potências mundiais;
- Identifiquem os principais acontecimentos do período entre 1815-1871, nomeadamente, as independências da América Latina, as vagas revolucionárias de 1830 e 1848, bem como a unificação da Itália e da Alemanha e apreendam a forma como tudo isto alterou o equilíbrio europeu.
- Compreendam o conceito de imperialismo, as razões da preponderância alemã, a importância da expansão colonial e o modo como toda esta problemática influenciou as relações internacionais;
Programa
1. Introdução à problemática da História das Relações Internacionais.
2. A Europa face às Revoluções Americana e Francesa.
3. A Europa e o mundo entre 1815 e 1871. Das independências da América Latina à unificação da Itália e da Alemanha.
4. Os imperialismos (1871-1914). A preponderância alemã. A expansão colonial e o colonialismo.
Bibliografia Obrigatória
BERNSTEIN, Serge; MILZA, Pierre (coord.) ; História do Século XIX, Publicações Europa-América, 1997. ISBN: 972-1-04247-1
BOIS, Jean-Pierre; De la paix des rois à l'ordre des empereurs 1714-1815, Éditions du Seuil, 2003. ISBN: 2-02-037498-6
DI NOLFO, Ennio; Prima lezione di storia delle relazioni internazionali, Editori Laterza, 2006. ISBN: 88-420-8083-7
DUROSELLE, Jean-Baptiste; Tout empire périra. Théorie des relations internationales, Armand Colin, 1992. ISBN: 2-200-37270-1
PEREIRA, Juan carlos (coord.); Historia de las relaciones internacionales contemporáneas, Editorial Ariel, 2001. ISBN: 84-344-6632-5
RENOUVIN; Pierre (dir.); Histoire des Relations Internationales, Hachette, 1994. ISBN: 2.01.235033.X, 2.01.235834.8, 2.01.235035.6
RENOUVIN, Pierre; DUROSELLE, Jean-Baptiste; Introduction à l'Histoire des Relations Internationales, Armand Colin, 1991. ISBN: 2.200.37249.3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teório-práticas o docente recorrerá ao método expositivo, ao mesmo tempo que suscitará o debate entre os estudantes sobre os temas tratados. Recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de carácter cartográfico e estatístico.
Nas aulas de orientação tutorial, procurar-se-á suscitar uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da disciplina, bem como a discussão da bibliografia essencial. Promover-se-á o debate e reflexão sobre temas antecipadamente propostos, nomeadamente os realizados no decurso do trabalho autónomo dos alunos, após a sua prévia apresentação oral.
Software
datashow
Palavras Chave
Humanidades > História > História política
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Exame escrito, sem consulta, de avaliação de conhecimentos e de competências metodológicas |
Exame |
2,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas de orientação tutorial |
Frequência das aulas |
7 |
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Trabalho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
97 |
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Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadro teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 75% e a segunda de 25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor
Melhoria de classificação
Exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 75% e a segunda de 25%
Observações
As sessões lectivas, serão sempre efectuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.