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História das Relações Internacionais

Código: LRI007     Sigla: HRINT

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 1 Plano Oficial - LFIL 4 - 6 4
HIS 20 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 4
HISTO 21 Licenciatura em História 1 - 6 4
LRI 34 Plano Oficial para 2007/2008 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas;
- Reconheçam a importância que as Revoluções Americana e Francesa tiveram e como modificaram o relacionamento entre as principais potências mundiais;
- Identifiquem os principais acontecimentos do período entre 1815-1871, nomeadamente, as independências da América Latina, as vagas revolucionárias de 1830 e 1848, bem como a unificação da Itália e da Alemanha e apreendam a forma como tudo isto alterou o equilíbrio europeu.
- Compreendam o conceito de imperialismo, as razões da preponderância alemã, a importância da expansão colonial e o modo como toda esta problemática influenciou as relações internacionais;

Programa

1. Introdução à problemática da História das Relações Internacionais.
2. A Europa face às Revoluções Americana e Francesa.
3. A Europa e o mundo entre 1815 e 1871. Das independências da América Latina à unificação da Itália e da Alemanha.
4. Os imperialismos (1871-1914). A preponderância alemã. A expansão colonial e o colonialismo.

Bibliografia Obrigatória

BERNSTEIN, Serge; MILZA, Pierre (coord.) ; História do Século XIX, Publicações Europa-América, 1997. ISBN: 972-1-04247-1
BOIS, Jean-Pierre; De la paix des rois à l'ordre des empereurs 1714-1815, Éditions du Seuil, 2003. ISBN: 2-02-037498-6
DI NOLFO, Ennio; Prima lezione di storia delle relazioni internazionali, Editori Laterza, 2006. ISBN: 88-420-8083-7
DUROSELLE, Jean-Baptiste; Tout empire périra. Théorie des relations internationales, Armand Colin, 1992. ISBN: 2-200-37270-1
PEREIRA, Juan carlos (coord.); Historia de las relaciones internacionales contemporáneas, Editorial Ariel, 2001. ISBN: 84-344-6632-5
RENOUVIN; Pierre (dir.); Histoire des Relations Internationales, Hachette, 1994. ISBN: 2.01.235033.X, 2.01.235834.8, 2.01.235035.6
RENOUVIN, Pierre; DUROSELLE, Jean-Baptiste; Introduction à l'Histoire des Relations Internationales, Armand Colin, 1991. ISBN: 2.200.37249.3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teório-práticas o docente recorrerá ao método expositivo, ao mesmo tempo que suscitará o debate entre os estudantes sobre os temas tratados. Recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de carácter cartográfico e estatístico.
Nas aulas de orientação tutorial, procurar-se-á suscitar uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da disciplina, bem como a discussão da bibliografia essencial. Promover-se-á o debate e reflexão sobre temas antecipadamente propostos, nomeadamente os realizados no decurso do trabalho autónomo dos alunos, após a sua prévia apresentação oral.

Software

datashow

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame escrito, sem consulta, de avaliação de conhecimentos e de competências metodológicas Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas de orientação tutorial Frequência das aulas 7
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 97
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadro teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 75% e a segunda de 25%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

Exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 75% e a segunda de 25%

Observações

As sessões lectivas, serão sempre efectuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.
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