Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC113

Produção Oral e Escrita de Alemão I

Código: LLC113     Sigla: POEA1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 1 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 3 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 2 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta disciplina, os estudantes vão adquirir e aprofundar técnicas e estratégias que lhes permitem exprimir-se em Alemão, por via oral e escrita, em situações comunicativas diversas. No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de reconhecer diferentes tipos de textos e de os produzir, obedecendo a critérios formais determinados.

Programa

Nesta disciplina pretende-se praticar e aumentar a capacidade comunicativa em alemão, tanto a nível oral como a nível escrito.
Os estudantes terão a oportunidade de praticar a comunicação oral livre, através de apresentações de trabalhos, e a comunicação oral interactiva, participando em discussões sobre temas diversos. A expressão escrita será aperfeiçoada através da redacção de diferentes tipos de texto. Estes textos podem ser, consoante as necessidades dos estudantes inscritos, os seguintes: resumo, comentário orientado (“Erörterung”), carta oficial, trabalho académico escrito, ensaio, crítica de cinema.

In diesem Seminar werden die Studenten ihre mündlichen wie schriftlichen Kommunikationsfähigkeiten erweitern.
Die Studenten werden das freie sowie das interaktive Sprechen anhand von Kurzpräsentationen und/oder Referaten bzw. diverser Diskussionsanlässe üben. Weiterhin wird durch das Verfassen verschiedener Textsorten der schriftliche Ausdruck geübt. Abhängig von den Bedürfnissen der jeweiligen Studentengruppe, können dazu gehören: Inhaltsangabe, Erörterung, formeller Brief, schriftliche Seminararbeit, Essay, Filmkritik.

Bibliografia Obrigatória

Brand, Thomas; Möbius, Thomas; Die Inhaltsangabe, Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-8044-1438-9
Engel, Ulrich; Deutsche Grammatik, Groos-Verlag, 1996. ISBN: 3-87276-752-6 (Kapitel über Textsorten: S. 118-176.)
Thomas Brand, Thomas Möbius; Erörterung (Bd. 1), Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-9044-1434-6
Thomas Möbius; Erörterung (Bd. 2), Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-8044-1435-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos.

Software

Microsoft Office: Word + Powerpoint

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração de trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2010-12-18
Preparação de trabalhos Trabalho escrito 40,00 2010-12-18
Preparação de testes Exame 31,00 2010-12-18
Testes escritos Exame 4,00 2010-12-18
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes: 40 %
Apresentação oral de trabalho de investigação: 30 %
Trabalho de investigação (por escrito): 10 %
Trabalhos de casa: 20 %

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de Ensino: Alemão.
Recomendar Página Voltar ao Topo