Produção Oral e Escrita de Alemão I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Nesta disciplina, os estudantes vão adquirir e aprofundar técnicas e estratégias que lhes permitem exprimir-se em Alemão, por via oral e escrita, em situações comunicativas diversas. No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de reconhecer diferentes tipos de textos e de os produzir, obedecendo a critérios formais determinados.
Programa
Nesta disciplina pretende-se praticar e aumentar a capacidade comunicativa em alemão, tanto a nível oral como a nível escrito.
Os estudantes terão a oportunidade de praticar a comunicação oral livre, através de apresentações de trabalhos, e a comunicação oral interactiva, participando em discussões sobre temas diversos. A expressão escrita será aperfeiçoada através da redacção de diferentes tipos de texto. Estes textos podem ser, consoante as necessidades dos estudantes inscritos, os seguintes: resumo, comentário orientado (“Erörterung”), carta oficial, trabalho académico escrito, ensaio, crítica de cinema.
In diesem Seminar werden die Studenten ihre mündlichen wie schriftlichen Kommunikationsfähigkeiten erweitern.
Die Studenten werden das freie sowie das interaktive Sprechen anhand von Kurzpräsentationen und/oder Referaten bzw. diverser Diskussionsanlässe üben. Weiterhin wird durch das Verfassen verschiedener Textsorten der schriftliche Ausdruck geübt. Abhängig von den Bedürfnissen der jeweiligen Studentengruppe, können dazu gehören: Inhaltsangabe, Erörterung, formeller Brief, schriftliche Seminararbeit, Essay, Filmkritik.
Bibliografia Obrigatória
Brand, Thomas; Möbius, Thomas; Die Inhaltsangabe, Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-8044-1438-9
Engel, Ulrich; Deutsche Grammatik, Groos-Verlag, 1996. ISBN: 3-87276-752-6 (Kapitel über Textsorten: S. 118-176.)
Thomas Brand, Thomas Möbius; Erörterung (Bd. 1), Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-9044-1434-6
Thomas Möbius; Erörterung (Bd. 2), Bange Verlag, 2001. ISBN: 3-8044-1435-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos.
Software
Microsoft Office: Word + Powerpoint
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Elaboração de trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2010-12-18 |
Preparação de trabalhos |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
2010-12-18 |
Preparação de testes |
Exame |
31,00 |
|
2010-12-18 |
Testes escritos |
Exame |
4,00 |
|
2010-12-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75 % das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes: 40 %
Apresentação oral de trabalho de investigação: 30 %
Trabalho de investigação (por escrito): 10 %
Trabalhos de casa: 20 %
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Alemão.