Alemão A2.2
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Nesta disciplina, os aprendentes de alemão como língua estrangeira deverão atingir um grau de conhecimentos correspondente ao nível A2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Programa
Competências:
Receção (oral e escrita):
- Compreender o essencial de informações curtas e simples.
- Ler textos claros e simples e recolher informações concretas e previsíveis em textos do quotidiano.
Interação/produção (oral e escrita):
- Interagir oralmente em situações quotidianas quanto a troca de informações e sobre temas familiares aos estudantes.
- Produzir breves apontamentos e cartas familiares simples.
Áreas temáticas:
- Habitar
- Vida cultural
- Mundo do trabalho
- Festas e presentes
- Emoções
- Inventores e invenções
Temas gramaticais:
- Präteritum der Modalverben
- Temporale Nebensätze ("als", "wenn", "nachdem", "bevor")
- Präteritum
- Plusquamperfekt
- Zeitadverbien
- das Verb "werden"
- Wortbildung (Komposition von Nomina)
- Wünsche, Höflichkeit mit „hätt-“ und „könnt-“
- Orts- und Richtungsangaben
- Konditionalsätze mit "wenn"
- Verbvalenz (Vertiefung)
Bibliografia Obrigatória
Funk / Kuhn / Demme et al.; studio d A2 - Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch, Cornelsen Verlag, 2006. ISBN: 978-3-464-20712-3
Funk / Kuhn / Demme et al.; studio d A2 - Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch, Cornelsen Verlag, 2006. ISBN: 978-3-464-20712-3
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar será indicada pelo docente no decorrer do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na internet.
Espera-se um trabalho autónomo por parte dos estudantes, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais insuficiências. Atribui-se particular importância à colaboração ativa nas aulas para desenvolvimento da competência comunicativa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2011-07-15 |
Testes |
Exame |
4,00 |
|
2011-07-15 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para aulas |
Estudo autónomo |
100 |
2011-07-15 |
|
Total: |
100,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 25%.
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 75%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão, além do exame final, uma prova especial escrita, assim como uma prova oral, conforme está previsto nas normas de avaliação para as línguas vivas. A nota mínima de admissão para a prova oral é de 9 valores (média das duas provas escritas).
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Alemão.