Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC003

Alemão A2.1

Código: LLC003     Sigla: AA2.1

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 52 162
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 52 162
LA 13 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 52 162
2
LLC 20 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 52 162
2
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
2
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
2
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
2
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
2
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 52 162
2
LRI 18 Plano Oficial 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 52 162
2
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 52 162
2
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 52 162
2

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta disciplina, os estudantes de alemão, língua estrangeira, deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

As aulas serão dadas em alemão.


The object of this course is to enable the students to achieve the level A2.1 (acording to CECR) as to all four basic language skills: oral and reading comprehension, as well as oral and written production.

Classes will be held in German.


In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für A2.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).

Der Unterricht wird auf Deutsch erfolgen.

Programa

Competências:
Recepção (oral e escrita):
- Compreender o essencial de informações curtas e simples.
- Ler textos claros e simples e recolher informações concretas e previsíveis em textos do quotidiano.

Interacção/produção (oral e escrita):
- Interagir oralmente em situações quotidianas quanto a troca de informações e sobre temas familiares aos estudantes.
- Produzir breves apontamentos e cartas familiares simples.

Áreas temáticas:
- Línguas e aprendizagem.
- Família e festas familiares.
- Viagens.
- Actividades nos tempos livres.
- Meios de comunicação quotidianos.
- Depois do trabalho.

Temas gramaticais:
- Kausal- und Konzessivsätze
- Steigerung der Adjektive
- Adjektivdeklination (Unterscheidung zwischen attributiv und prädikativ)
- Possessivartikel
- "dass"-Sätze
- Genitiv
- Modalverben (objektiver Gebrauch)
- Reflexivpronomen
- Zeitadverbien
- Indefinita
- indirekte Fragesätze
- Relativsätze
- Valenzgrammatik (Vertiefung)

Bibliografia Obrigatória

Funk, Hermann (Hg.); studio d - B1: Kurs- und Übungsbuch mit Lerner-CD, Cornelsen, 2006. ISBN: 978-3-464-20712-3 ([[ para as disciplinas B1.1 (semestre 1) e B1.2 (semestre 2)]])

Observações Bibliográficas

Complementary bibliography will be specified by the lecturer.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Revezar-se-ão aulas teóricas e práticas, e serão aplicadas várias estratégias didácticas - sempre com o fim de dar o maior apoio aos estudantes, individualmente e como grupo. Espera-se dos estudantes preparação autónoma e assimilação das aulas, com a ideia de trabalhar nas suas fraquezas individuais. De acordo com o programa, os estudantes podem ser convidados a preparar e a apresentar trabalhos, como a colaborar em projectos.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação dos alunos para desenvolver as suas capacidades de comunicação espontânea.

Theoretical and practical course units will alternate and various didactic strategies will be applied to support and encourage the students‘ progress, individually and as a group, as good as possible. It is expected that the students will independently review and prepare the different units to overcome individual weaknesses. Depending on the program, the students might be asked to prepare and execute presentations and participate in eventual projects.
Active participation in class is highly encouraged to foster the spontaneous oral communication of the students.

Theoretische und praktische Unterrichtseinheiten wechseln sich ab und verschiedene didaktische Strategien kommen zum Einsatz - immer mit Ziel, die Studenten sowohl als Individuen wie auch als Gruppe bestmöglich zu fördern. Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig vor- und nacharbeiten, um individuelle Schwächen zu beheben. Sofern es in der Unterrichtsplanung vorgesehen ist, können die Studenten dazu aufgefordert werden, Referate vorzubereiten und vorzutragen, sowie an Projekten mitzuarbeiten.
Besonderer Wert wird auf eine aktive Mitarbeit im Unterricht gelegt, um die spontane mündliche Kommunikationsfähigkeit der Kursteilnehmer weiterzuentwickeln.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Testes escritos Exame 4,00 2012-02-11
Provas orais/ apresentações Exame 1,00 2012-02-11
Projectos/trabalhos Exame 54,00 2012-02-11
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 47 2012-02-11
Total: 47,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela nota escrita e a nota oral, sendo o peso de
cada uma: 50%.

Para obter aprovação à cadeira é preciso

- assistir a 75% das aulas (excepto os casos previsto na lei),
- atingir tanto na avaliação escrita como na avaliação oral o mínimo de
9 valores e
- a média total não pode ser inferior a 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP:

Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todos os componentes da avaliação distribuída. O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina. É obrigatório combinar pessoalmente com a professora no princípio do semestre um dia para a apresentação da "Meldung des Tages" e, durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projectos .

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

E-Mail da professora: deutschtrainer@gmail.com
Recomendar Página Voltar ao Topo