Alemão A2.1
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Nesta disciplina, os aprendentes de alemão como língua estrangeira deverão atingir um grau de conhecimentos correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für A2.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).
Programa
Fertigkeiten:
Rezeption (mündlich und schriftlich):
Die Studenten lernen, das Wesentliche von kurzen, klaren und einfachen Mitteilungen und Durchsagen zu verstehen. Sie erwerben weiterhin die Fähigkeit, einfache, übersichtliche Texte zu lesen und in Alltagstexten konkrete, vorhersehbare Informationen aufzufinden.
Interaktion / Produktion (mündlich und schriftlich):
Die Studenten lernen, sich in routinemäßigen Situationen, in denen es um einen direkten Austausch von Informationen und um ihnen vertraute Themen geht, mündlich zu verständigen. Ebenso erwerben sie die Fähigkeit, kurze Notizen, Mitteilungen und einfache persönliche Briefe zu schreiben.
Themenbereiche:
- Junge Leute von heute
- Urlaub und Reisen
- Gesundheit
- Farben und Typen
Grammatikthemen:
- Kausal- und Konzessivsätze
- Präteritum der Hilfsverben und der Modalverben
- Ratschläge mit „sollt-“
- Modalverben (objektiver Gebrauch)
- Perfekt (Vertiefung)
- Fragesätze mit „was für ein“ und „welch-“
- Adjektivdeklination (Unterscheidung zwischen attributiv und prädikativ)
- Steigerung der Adjektive
- Konditionalsätze mit „wenn“
- dass-Sätze
- Genitivattribut
- Wortbildung (Komposition von Nomina und Adjektiven)
- Valenzgrammatik (Vertiefung)
Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig arbeiten, um ihre Kenntnisse zu festigen und individuelle Schwächen zu beheben.
Besonderer Wert wird auf eine aktive Mitarbeit im Unterricht gelegt, um die kommunikative Kompetenz zu entwickeln.
Bibliografia Obrigatória
DALLAPIAZA, Rosa-Maria / JAN, Eduard von / SCHÖNHERR, Til; Tangram aktuell 2, Bd.1, Lektion 1-4, Kursbuch und Arbeitsbuch, Max Hueber Verlag, 2005
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar a indicar pelo docente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet. Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,00 |
|
2008-01-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para aulas práticas / testes |
Estudo autónomo |
104 |
2007-12-20 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 25%.
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 75%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão, além do exame final, uma prova especial escrita, assim como uma prova oral, conforme está previsto nas normas de avaliação para as línguas vivas. A nota mínima de admissão para a prova oral é de 9 valores (média das duas provas escritas).
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Alemão.