Introdução à Comunicação Intercultural
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios.
Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.
Programa
1. Cultura: conceitos e perspectivas teóricas
1.1 Cultura e natureza
1.2.Cultura e civilização
1.3 Particularismo e universalismo cultural
1.4 Evolucionismo
1.5 Etnocentrismo
1.6 Diferentes perspectivas da Antropologia e da Sociologia
2. Contacto entre culturas
2.1 Aculturação
2.2 Identidade
2.3 Estereótipios e preconceitos
2.4 Identidade e língua: pidgins, crioulos, a lingua falada pelos imigrantes.
3. Parâmetros de descrição de culturas
3.1. Edward Hall
3.2 Hofstede
3.3 Trompenaars/Hampden-Turner
4. Cultura e Língua
4.1. Gesto, língua e cultura
4.2 Regras de cortesia/comportamento, rituais
5. Culturas e Globalização
5.1. Os novos media
5.2. Produtos globalizados
Bibliografia Obrigatória
Holliday, Adrian, Hyde, Martin, Kullman, John ; Intercultural communication. An advanced resource book. , London: Routledge, 2004
Cuche, Denys; A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa: Edições Fim de Século., 1999 (FLUP)
Hofstede, Geert ; Cultures and Organizations, McGraw-Hill, 1991
Trompenaars, Fons ; Riding the waves of culture, Brealey Publishing, 1993
Bibliografia Complementar
Melo, A.; Globalização cultural, Lisboa: Quimera, 2002
Hall, E. / Hall, M.; Understanding cultural differences, Random House, 1993
Hall, E.; The hidden dimenstion, Cambridge University Press, 1990
Hall, Edward T; Beyond Culture, New York, Anchor books editions, 1989
Observações Bibliográficas
A bibliografia secundária será distribuída na aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point. Os textos podem ser adquiridos na oficina gráfica ou através da internet.
Software
power point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
teste exame |
Exame |
2,00 |
|
2009-07-31 |
exercícios |
Teste |
44,00 |
|
2009-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
estudo |
Estudo autónomo |
60 |
2009-07-31 |
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame=50%
Participação activa nas aulas = 50 %
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
de acordo com as normas de avaliação