Introdução à Comunicação Intercultural
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios.
Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.
Programa
1 Os conceitos de cultura
1.1 Cultura e natureza
1.2.Cultura e civilização
1.3 Particularismo e universalismo cultural
1.4 Evolucionismo
1.5 Etnocentrismo
1.6 Diferentes perspectivas da Antropologia cultural
1.7 Cultura e esociologia
2. Relações entre culturas
2.1 Contacto entre culturas: Pidgins, crioulos, imigrantes.
2.2 Aculturação
2.3 Identidade
2.4 Estereótipios e preconceitos
2.5 Cultura política, cultura de empresa
3. Dimensões culturais
3.1 Hofstede
3.1.1 Individualismo vs. Colectivismo
3.1.2 Power-distance
3.1.3 masculinidade vs.feminilidade
3.1.4 evitamento da incerteza
3.1.5 Programaçã a longo-prazo e a curto-prazo
3.2 Trompenaars/Hampden-Turner
3.2.1 Universalismo vs. Particularismo
3.2.2 Individualismo vs. Comunitarismo
3.2.3 Neutro vs. Emotivo
3.2.4 Específico vs. Difuso
3.2.5 Sequencial vs. Sincrónico
3.2.6 Orientação para fora vs. orientação para dentro.
3.2.7 Comparação de perfis culturais de países europeus
4. Edward Hall
4.1 High-context / low-context
4.2 Monocronismo / policronismo
5. Cultura: artifactos e produtos
5.1. Comunicação não-verbal
5.2 Regras de cortesia/comportamento
5.3 Rituais, aspecto exterior, língua
5.4 Publicidade, mass media
5.5 Globalização, artifactos e produtos
Bibliografia Obrigatória
Hofstede, Geert ; Cultures and Organizations, McGraw-Hill, 1991
Trompenaars, Fons ; Riding the waves of culture, Brealey Publishing, 1993
Cuche, Denys; A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa: Edições Fim de Século., 1999 (FLUP)
Holliday, Adrian, Hyde, Martin, Kullman, John ; Intercultural communication. An advanced resource book. , London: Routledge, 2004
Bibliografia Complementar
Hall, E.; The hidden dimenstion, Cambridge University Press, 1990
Melo, A.; Globalização cultural, Lisboa: Quimera, 2002
Hall, E. / Hall, M.; Understanding cultural differences, Random House, 1993
Hall, Edward T; Beyond Culture, New York, Anchor books editions, 1989
Observações Bibliográficas
A bibliografia secundária será distribuída na aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point. Os textos podem ser adquiridos na oficina gráfica ou através da internet.
Software
power point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
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teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
2009-07-31 |
trabalho de casa |
Trabalho escrito |
104,00 |
|
2009-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame=50%
Participação activa nas aulas = 50 %
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
de acordo com as normas de avaliação