Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA005

Cultura Francesa Contemporânea

Código: LA005     Sigla: CFCON

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Franceses

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 4 - 6 52 162
LA 7 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 52 162
LLC 4 Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 2 - 6 52 162
3
LRI 0 Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objectivo uma abordagem reflexiva de um conjunto de dinâmicas que têm atravessado a sociedade francesa, permitindo aos estudantes tomar contacto com dados históricos e culturais relevantes para a compreensão das questões e desafios que se colocam à França dos nossos dias.

Programa

1.A França contemporânea
1.1. Memória patrimonial e desafios presentes
2. A França e a construção da Europa
2.1.A França na Europa e no mundo
2.2.A Francofonia
3.A França e o multiculturalismo

Bibliografia Obrigatória

AMSELLE, Jean-Loup ; Vers un Multiculturalisme Français. L’empire de la coutume, Flammarion, 2001
CERTEAU, Michel de; La Culture au Pluriel, Éditions du seuil, 1993
CROZET; Les grandes questions de la société française, Nathan, 2000
DENIAU, X.; La Francophonie, PUF, 2003
GOETSCHEL, P. et E. Loyer ; Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
NADEAU, Jean-Benoît et Julie Barlow; Pas si fous, ces Français! Les français mode d'emploi, Éditions du Seuil, 2005. ISBN: 2-7578-0152-X
SPEAR, Thomas C. et alii; La Culture Française vue d'ici et d'ailleurs, Éditions Karthala, 2002. ISBN: 2-84586-290-3
ORY, Pascal; Les intellectuels en France, de l’affaire Dreyfus à nos jours, Perrin, 2004
PHAN, B.; Colonisations et décolonisations françaises depuis 1850, Armand Colin, 1999
RÉMOND, René ; Le XXe siècle, de 1918 à 1995, Fayard, 1996

Observações Bibliográficas

Sítios com interesse:
www.ambafrance.org
www.gouv.fr
www.histoiredefrance.net
www.histoire.presse.fr
www.lemonde.fr
www.scienceshumaines.fr
www.tv5.org

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Blended learning (recurso a plataforma de ensino à distância);
2. Aulas teóricas – método expositivo-demonstrativo;
3. Aulas práticas – análise e discussão em torno de documentos vários:
3. Sessões de orientação tutorial

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame escrito Exame 2,00 2008-12-20
Elaboração de relatório de leitura ou de trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-12-20
Preparação de Exame Exame 73,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:
. Exame - 60%
. Poster– 20%
. Participação nas aulas – 10%
. Outros a definir no início do semestre - 10%
Cálculo da classificação final:
Cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de ensino: português e/ou francês.
Recomendar Página Voltar ao Topo