Teoria e Tipologia das Fontes em História
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Problematizar questões ligadas às fontes históricas.
- Identificar a tipologia das principais fontes históricas.
- Criticar fontes históricas.
- Fornecer aos discentes os elementos necessários que lhes permitam trabalhar em Ciências Humanas e Sociais.
Programa
I – Teoria das Fontes
1. As “Fontes” em história
a. O que são;
b. O carácter aleatório, construído e temporário das fontes;
2. O alargamento do conceito de “fonte histórica”:
a. O programa dos “Annales”;
b. A necessidade de organizar e hierarquizar as fontes;
3. A diversidade das perspectivas individuais e sociais: a “percepção” como acto cultural e a construção social da realidade; os mecanismos individuais e sociais da memória;
4. Como pensar uma fonte histórica?
a. Condições de produção;
b. Contextos de elaboração;
c. Representatividade;
5. Como trabalhar uma fonte histórica
a. Classificá-la;
b. Caracterizá-la o melhor possível;
c. Submetê-la a um questionário cerrado, erudito e rigoroso;
II – Tipologia das Fontes
1. Fontes escritas
a. Documentos de chancelaria;
b. Registos paroquiais;
c. Fontes demográficas (“numeramentos”);
d. Memórias paroquiais;
e. Crónicas;
f. Fontes literárias;
g. Imprensa;
h. Legislação;
2. Fontes não escritas
a. Objectos de cultura material;
b. Fontes iconográficas;
c. Fontes orais;
d. O meio ambiente.
Bibliografia Obrigatória
BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006
BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.
Palavras Chave
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-17 |
Aulas de orientação tutorial |
Participação presencial |
13,00 |
|
2011-12-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo individual |
Estudo autónomo |
108 |
2012-02-17 |
Aulas teórico-práticas |
Frequência das aulas |
39 |
2011-12-16 |
|
Total: |
147,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame = 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Português.