Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO068

Teoria e Tipologia das Fontes em História

Código: HISTO068     Sigla: TTFHIS

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 40 Licenciatura em História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 52 162
3
Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Problematizar questões ligadas às fontes históricas.
- Identificar a tipologia das principais fontes históricas.
- Criticar fontes históricas.
- Fornecer aos discentes os elementos necessários que lhes permitam trabalhar em Ciências Humanas e Sociais.

Programa

1.Historiadores e historiografia
a.O que é um historiador?
b.A formulação dos problemas; a selecção e a crítica das fontes; o tratamento da informação; a escrita do texto.
2.Fontes, informações e “factos”: da concepção tradicional do “monumento” e do “documento” ao grande alargamento do conceito de fonte.
3.Como pensar uma fonte histórica?
a.Condições de produção;
b.Contextos de elaboração;
c.Representatividade.
4.Tipologia das principais fontes históricas:
a.Fontes escritas
i.Documentos
ii.Crónicas
iii.Fontes literárias
iv.Imprensa
v.Bibliotecas; Arquivos; Centros de Documentação.
b.Fontes não escritas
i.Objectos de Cultura material
ii.Iconografia
iii.Fontes orais
iv.O meio ambiente

Bibliografia Obrigatória

BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006
BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.

Palavras Chave

Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas TP Frequência das aulas 39
Aulas OT Frequência das aulas 13
Preparação para o exame Estudo autónomo 108
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de Ensino: Português.
Recomendar Página Voltar ao Topo