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Teoria e Tipologia das Fontes em História

Código: HISTO068     Sigla: TTFHIS

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 7 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
HIS 4 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 68 Licenciatura em História 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta cadeira pretende-se, por um lado, problematizar questões ligadas às fontes históricas e à sua tipologia e, por outro, fornecer aos discentes os elementos necessários que lhes permitam trabalhar em Ciências Humanas e Sociais.

Programa

1.Historiadores e historiografia
a.O que é um historiador?
b.A formulação dos problemas; a selecção e a crítica das fontes; o tratamento da informação; a escrita do texto.
2.Fontes, informações e “factos”: da concepção tradicional do “monumento” e do “documento” ao grande alargamento do conceito de fonte.
3.Como pensar uma fonte histórica?
a.Condições de produção;
b.Contextos de elaboração;
c.Representatividade.
4.Tipologia das principais fontes históricas:
a.Fontes escritas
i.Documentos
ii.Crónicas
iii.Fontes literárias
iv.Imprensa
v.Bibliotecas; Arquivos; Centros de Documentação.
b.Fontes não escritas
i.Objectos de Cultura material
ii.Iconografia
iii.Fontes orais
iv.O meio ambiente

Bibliografia Obrigatória

BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006
BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.

Software

Powerpoint; web browsers.

Palavras Chave

Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina Trabalho escrito 20,00 2008-02-15
Teste escrito de carácter teórico prático para avaliação das matérias leccionadas e trabalhadas Exame 2,00 2008-02-15
Exercício escrito com apresentação oral sobre conceitos-chave para a área disciplinar Teste 2,00 2008-02-15
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas de orientação tutorial Frequência das aulas 7 2008-02-15
Trabalho autónomo do aluno Estudo autónomo 75 2008-02-15
Total: 82,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

TOTAL= 70% E + 15% FAB + 10%EA + 5% PA
E= Exame
FAB = Ficha de Análise Bibliográfica
EA = Exercício na aula sugerido pelo docente no âmbito da discussão de conceitos e/ou problemáticas relacionadas com a matéria leccionada
PA = Participação nas aulas

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.

Observações

Língua de Ensino: Português.
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