Teoria e Tipologia das Fontes em História
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta cadeira pretende-se, por um lado, problematizar questões ligadas às fontes históricas e à sua tipologia e, por outro, fornecer aos discentes os elementos necessários que lhes permitam trabalhar em Ciências Humanas e Sociais.
Programa
1.Historiadores e historiografia
a.O que é um historiador?
b.A formulação dos problemas; a selecção e a crítica das fontes; o tratamento da informação; a escrita do texto.
2.Fontes, informações e “factos”: da concepção tradicional do “monumento” e do “documento” ao grande alargamento do conceito de fonte.
3.Como pensar uma fonte histórica?
a.Condições de produção;
b.Contextos de elaboração;
c.Representatividade.
4.Tipologia das principais fontes históricas:
a.Fontes escritas
i.Documentos
ii.Crónicas
iii.Fontes literárias
iv.Imprensa
v.Bibliotecas; Arquivos; Centros de Documentação.
b.Fontes não escritas
i.Objectos de Cultura material
ii.Iconografia
iii.Fontes orais
iv.O meio ambiente
Bibliografia Obrigatória
BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006
BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.
Software
Powerpoint; web browsers.
Palavras Chave
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2008-02-15 |
Teste escrito de carácter teórico prático para avaliação das matérias leccionadas e trabalhadas |
Exame |
2,00 |
|
2008-02-15 |
Exercício escrito com apresentação oral sobre conceitos-chave para a área disciplinar |
Teste |
2,00 |
|
2008-02-15 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas de orientação tutorial |
Frequência das aulas |
7 |
2008-02-15 |
Trabalho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
75 |
2008-02-15 |
|
Total: |
82,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
TOTAL= 70% E + 15% FAB + 10%EA + 5% PA
E= Exame
FAB = Ficha de Análise Bibliográfica
EA = Exercício na aula sugerido pelo docente no âmbito da discussão de conceitos e/ou problemáticas relacionadas com a matéria leccionada
PA = Participação nas aulas
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.
Observações
Língua de Ensino: Português.