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Métodos e Técnicas de Investigação Histórica

Código: HISTO058     Sigla: MTIHIS

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 6 Pl. Oficial - Minor em História (2008-2011) 3 - 6 52 162
HIS 2 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 150 Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 1 - 6 52 162
3
Plano Oficial - História 1 - 6 52 162
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História.
- Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História.
- Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.

Programa

1. Métodos e técnicas de pesquisa documental e bibliográfica: Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação

1.1 Princípios de organização em bibliotecas e arquivos
1.2 Instrumentos de pesquisa bibliográfica e documental
1.3. Métodos de pesquisa documental e bibliográfica
1.4 Métodos de citação e referência documental e bibliográfica

2. Métodos e técnicas de tratamento e análise da informação

2.1 Métodos de análise bibliográfica
2.2 Métodos de tratamento de fontes


3. A Construção do Trabalho Científico

Bibliografia Obrigatória

MARQUES, A. H. de Oliveira ; Guia do estudante de História Medieval Portuguesa , ed. Estampa, 1979
BURGUIÈRE, André; Dictionnaire des Sciences Historiques , PUF, 1986 (trad.port.1993). ISBN: 85-312-0295-7 (trad. port.85-312-0295-7)
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos , Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas , Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Ed. Autor, 1996. ISBN: 972-9114-10-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam adquirir a capacidade de sumariar e criticar fontes documentais;c) que capacitem os alunos para a utilização de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica Teste 4,00 2010-10-06
orientação tutorial Participação presencial 7,00 2010-12-18
Utilização de intsrumentos de pesquisa arquivística Teste 6,00 2010-10-27
Exercício de aplicação das normas de referenciação bibliográfica e documental Teste 2,00 2010-11-10
Simulação de um percurso de investigação: da pesquisa bibliográfica à definição de um problema / Trabalho Trabalho escrito 12,00 2010-11-20
Simulação de um percurso de investigação: a pesquisa da fonte documental Trabalho escrito 12,00 2010-12-08
Avaliar a informação: método Teste 4,00 2010-12-15
Visita orientada a um arquivo ou centro documental; trabalho com os instrumentos de pesquisa Participação presencial 6,00 2010-12-18
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho autónomo do estudante Estudo autónomo 64 2010-12-18
Total: 64,00

Obtenção de frequência

A presença e participação nas aulas e sessões de orientação tutorial será registada em folhas de presença. Os alunos que se encontrem dispensados da frequência das aulas, em virtude do seu estatuto especial, deverão entrar em contacto com a docente no início do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica: 10%
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental: 10%
Utilização de instrumentos de pesquisa documental: 10%
Avaliar a informação: método: 20%
Simulação de um percurso de investigação:Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias):25%
Simulação de um percurso de investigação: pesquisa e análise do potencial da informação25%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das aulas, poderá ser combinado no início do ano lectivo como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.

Melhoria de classificação

Duas das provas previstas: avaliar a informação e simulação de um percurso de investigação com o peso de 50% cada.
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