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Métodos e Técnicas de Investigação Histórica

Código: HISTO058     Sigla: MTIHIS

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 3 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
HIS 0 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 103 Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História.
- Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas, em particular da História.
- Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação, de acordo com os parâmetros científicos da disciplina na produção de conhecimento.

Programa

I. Métodos e técnicas de pesquisa documental e bibliográfica: Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação

1. Princípios de organização em bibliotecas e arquivos
1.1 Quadro nacional de bibliotecas e arquivos
1.2. Tipologia de instituições produtoras de documentação na Época Medieval, Moderna e Contemporânea
1.3. Fundos documentais por tipos de arquivos

2. Instrumentos de pesquisa documental
2.1. Instrumentos de pesquisa bibliográfica
2.2 Instrumentos de pesquisa arquivística
2.3. Métodos de pesquisa documental e bibliográfica – dos catálogos tradicionais à pesquisa electrónica

3. Métodos de citação e referência documental e bibliográfica
3.1. Citação de documentação de arquivo
3.2. Normas de citação e referência bibliográfica

II. Métodos e Técnicas de Investigação

1. Métodos de tratamento de fontes
1.1 Crítica de Fontes
1.2. Métodos de análise qualitativa
1.3. Métodos de análise quantitativa

2. Métodos de análise bibliográfica
2.1 Resumos
2.2 Fichas de leitura
2.3. Recensões críticas

III. A Construção do Trabalho Científico

1. Fases de realização de um trabalho prático
2. Estrutura externa e interna: Organização/ Sistematização/Síntese
3. Apêndices documentais, gráficos e estatísticos

IV. Visita(s) de estudo

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Ed. Autor, 1996. ISBN: 972-9114-10-2
BURGUIÈRE, André; Dictionnaire des Sciences Historiques , PUF, 1986 (trad.port.1993). ISBN: 85-312-0295-7 (trad. port.85-312-0295-7)
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas , Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos , Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
MARQUES, A. H. de Oliveira ; Guia do estudante de História Medieval Portuguesa , ed. Estampa, 1979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos, pelo que a frequência lectiva e um trabalho atento e comprometido se apresentam como condições essenciais para alcançar os objectivos propostos pela disciplina. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam adquirir a capacidade de sumariar e criticar fontes documentais;c) que capacitem os alunos para a utilização de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica Teste 4,00 2008-10-06
Utilização de instrumentos de pesquisa documental Teste 6,00 2008-10-20
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental Teste 2,00 2008-10-31
Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias) Trabalho escrito 12,00 2008-11-12
Avaliar a informação: método Teste 8,00 2008-11-24
Simulação de um percurso de investigação: da pesquisa bibliográfica à definição de um problema Trabalho escrito 12,00 2008-12-03
Simulação de um percurso de investigação:a pesquisa da fonte documental Trabalho escrito 6,00 2008-12-12
Visita orientada a um arquivo ou centro documental; trabalho com os instrumentos de pesquisa Teste 4,00 2008-12-10
Orientação tutorial Trabalho escrito 7,00 2008-12-20
Trabalho autónomo do aluno Trabalho escrito 49,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A presença em pelo menos 75% das aulas e sessões de orientação tutorial, requesito da admissão à avaliação, será controlada com folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica: 10%
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental: 10%
Utilização de instrumentos de pesquisa documental: 10%
Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias):20%
Avaliar a informação: método: 25%
Simulação de um percurso de investigação: 25%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das aulas, poderá ser combinado no início do ano lectivo como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.

Melhoria de classificação

Duas das provas previstas: avaliar a informação e simulação de um percurso de investigação com o peso de 50% cada.
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