Métodos e Técnicas de Investigação Histórica
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História.
- Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas, em particular da História.
- Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação, de acordo com os parâmetros científicos da disciplina na produção de conhecimento.
Programa
I. Métodos e técnicas de pesquisa documental e bibliográfica: Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação
1. Princípios de organização em bibliotecas e arquivos
1.1 Quadro nacional de bibliotecas e arquivos
1.2. Tipologia de instituições produtoras de documentação na Época Medieval, Moderna e Contemporânea
1.3. Fundos documentais por tipos de arquivos
2. Instrumentos de pesquisa documental
2.1. Instrumentos de pesquisa bibliográfica
2.2 Instrumentos de pesquisa arquivística
2.3. Métodos de pesquisa documental e bibliográfica – dos catálogos tradicionais à pesquisa electrónica
3. Métodos de citação e referência documental e bibliográfica
3.1. Citação de documentação de arquivo
3.2. Normas de citação e referência bibliográfica
II. Métodos e Técnicas de Investigação
1. Métodos de tratamento de fontes
1.1 Crítica de Fontes
1.2. Métodos de análise qualitativa
1.3. Métodos de análise quantitativa
2. Métodos de análise bibliográfica
2.1 Resumos
2.2 Fichas de leitura
2.3. Recensões críticas
III. A Construção do Trabalho Científico
1. Fases de realização de um trabalho prático
2. Estrutura externa e interna: Organização/ Sistematização/Síntese
3. Apêndices documentais, gráficos e estatísticos
IV. Visita(s) de estudo
Bibliografia Obrigatória
AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Ed. Autor, 1996. ISBN: 972-9114-10-2
BURGUIÈRE, André; Dictionnaire des Sciences Historiques , PUF, 1986 (trad.port.1993). ISBN: 85-312-0295-7 (trad. port.85-312-0295-7)
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas , Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos , Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
MARQUES, A. H. de Oliveira ; Guia do estudante de História Medieval Portuguesa , ed. Estampa, 1979
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos, pelo que a frequência lectiva e um trabalho atento e comprometido se apresentam como condições essenciais para alcançar os objectivos propostos pela disciplina. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam adquirir a capacidade de sumariar e criticar fontes documentais;c) que capacitem os alunos para a utilização de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.
Palavras Chave
Humanidades > História
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica |
Teste |
4,00 |
|
2008-10-06 |
Utilização de instrumentos de pesquisa documental |
Teste |
6,00 |
|
2008-10-20 |
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental |
Teste |
2,00 |
|
2008-10-31 |
Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias) |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2008-11-12 |
Avaliar a informação: método |
Teste |
8,00 |
|
2008-11-24 |
Simulação de um percurso de investigação: da pesquisa bibliográfica à definição de um problema |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2008-12-03 |
Simulação de um percurso de investigação:a pesquisa da fonte documental |
Trabalho escrito |
6,00 |
|
2008-12-12 |
Visita orientada a um arquivo ou centro documental; trabalho com os instrumentos de pesquisa |
Teste |
4,00 |
|
2008-12-10 |
Orientação tutorial |
Trabalho escrito |
7,00 |
|
2008-12-20 |
Trabalho autónomo do aluno |
Trabalho escrito |
49,00 |
|
2008-12-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A presença em pelo menos 75% das aulas e sessões de orientação tutorial, requesito da admissão à avaliação, será controlada com folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica: 10%
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental: 10%
Utilização de instrumentos de pesquisa documental: 10%
Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias):20%
Avaliar a informação: método: 25%
Simulação de um percurso de investigação: 25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das aulas, poderá ser combinado no início do ano lectivo como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.
Melhoria de classificação
Duas das provas previstas: avaliar a informação e simulação de um percurso de investigação com o peso de 50% cada.