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História Política na Época Medieval

Código: HISTO051     Sigla: HPEMED

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 5 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
HIS 3 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 159 Licenciatura em História 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se traçar o quadro geral da evolução da História política e das estruturas políticas do Ocidente europeu, desde o desaparecimento do Império Romano até às primeiras manifestações do Estado moderno.

Programa

1. OS FUNDAMENTOS DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA
1.1. A transição do mundo antigo ao medieval. As invasões bárbaras e os primeiros reinos ocidentais.
1.2. A organização e a decadência da Europa carolíngia.

2. OS SÉCULOS DA CRISTANDADE
2.1. Os poderes na Europa. A paz, a Cristandade e os poderes temporais.
2.2. A vida política do século XI a inícios do século XIV. O ciclo da Igreja e do Império (meados do séc. XI – meados da 2.ª metade do séc. XII). O problema da reforma gregoriana.
2.3. A vida política do século XI a inícios do século XIV. O ciclo do advento das monarquias (meados da 2.ª metade do séc. XII – inícios do séc. XIV). A Reconquista na Península Ibérica.

3. OS SÉCULOS XIV E XV
3.1. A crise do século XIV.
3.2. As estruturas políticas.
3.3. A vida política (meados do séc. XIV – séc. XV). Os confrontos pelo domínio de grandes espaços: Atlântico e Mediterrâneo Ocidental. A Guerra dos 100 Anos e o problema de Itália.
3.4. A vida política (meados do séc. XIV – séc. XV). A evolução política em Castela e na Coroa de Aragão.

Bibliografia Obrigatória

ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002
BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994
CLARAMUNT, Salvador (et alii); Historia de la Edad Media, Ariel, 1992
FONSECA, Luís Adão da; La Cristiandad Medieval, EUNSA, 1984
PACAUT, M.; Les Structures Politiques de l'Occident Médiéval, Armand Colin, 1969

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs, ensino teórico-prático com apoio de material gráfico.
Nas OTs, abordagem crítica dos conteúdos da disciplina, promoção de debates entre os alunos sob a moderação do docente, e acompanhamento tutorial do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História medieval

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Aulas de orientação tutorial Teste 7,00 2007-12-20
Trabalho de investigação / Preparação e redacção Trabalho escrito 31,00 2007-12-14
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de Exame / Estudo Estudo autónomo 66 2007-12-31
Total: 66,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requesitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

TOTAL = 70% E + 10% FAB + 5% EA + 10% PA
E = Exame
FAB = Ficha de Análise Bibliográfica
EA = Exercício na aula sugerido pelo docente
PA = Participação nas Aulas

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.

Observações

Disciplina leccionada em Português. A orientação tutorial de alunos Erasmus poderá, se necessário, ser efectuada em Espanhol, Francês ou Inglês.
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