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História Política na Época Contemporânea

Código: HISTO050     Sigla: HPEC

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 63 Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 52 162
Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3
LA 13 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 2 - 6 52 162
3
LRI 1 Plano Oficial 2 - 6 52 162
3
Pl. Oficial - com Minor História 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporâneas e as suas principais consequências na gestão dos sistemas políticos;
2. identificar e caracterizar os grandes movimentos políticos da época contemporânea: o liberalismo, o conservadorismo, os socialismos, o anarquismo, o nacionalismo, os fascismos, o cristianismo político;
3. perceber a transição de sistemas liberais oligárquicos para sistemas políticos de mobilização de massas;
4. explicar a emergência da Nação como conceito estruturador dos sistemas políticos contemporâneos;
5. identificar as principais correntes do movimento operário e a sua dispersão político-organizacional;
6. contextualizar a emergência do fascismo no âmbito da crise do liberalismo.

Programa

1. INTRODUÇÃO: reflexão propedêutica sobre o papel da disciplina no conjunto da licenciatura, as expectativas dos alunos e o significado histórico da contemporaneidade.
2. O REGIME LIBERAL, DA REVOLUÇÃO À CRISE:
2.1 o liberalismo revolucionário de modelo francês;
2.2 do liberalismo oligárquico à democracia formal.
3. OS NOVOS SISTEMAS POLÍTICOS DA ERA DAS MASSAS:
3.1 Os nacionalismos e a «construção nacional» (séc. XIX e 1ª metade do séc. XX).
3.2 Os socialismos e o movimento operário (das utopias do séc. XIX ao fim do séc. XX).
3.3 Os fascismos e as novas ditaduras das direitas no séc. XX.
3.4 As democracias sociais do pós-1945.
4. O NEO-LIBERALISMO FINISSECULAR: do aparente triunfo à crise – questões em aberto.

Observações Bibliográficas

Consultar o documento anexo à Ficha de Disciplina!

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo, eventualmente analisados/visualiizados/realizadas nas sessões de Orientação Tutorial.
Nas actividades de Orientação Tutorial, os estudantes deverão optar entre a preparação, em alternativa, de:
1. Na 1ª modalidade de avaliação (ver «Provas e Trabalhos Especiais»), uma recensão crítica (ou relatório de leitura) livro, artigo, capítulo de obra colectiva ou filme documental ou de ficção relevante no âmbito temático, propostos pelos estudantes e aprovado pelo docente;
2. pesquisa bibliográfica e/ou documental em ordem à resolução de um problema teórico por si colocado, preparando um projecto que deve ser submetido à aprovação do docente.
Os estudantes poderão ser, dependendo da dimensão da turma, agrupados por grupos homogéneos em que se reunirão aqueles que, nas primeiras duas semanas de aulas, tenham optado por uma ou outra das modalidades de avaliação.

Software

Data Show

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História social
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Orientação Tutorial Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 7,00 2009-12-18
Exame Final (somatório das actividades de realização escrita presencial e apresentação de resultados) Exame 2,00 2010-02-20
Trabalho autónomo do estudante. Trabalho escrito 25,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo do estudante. Estudo autónomo 76
Total: 76,00

Obtenção de frequência

Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».

Fórmula de cálculo da classificação final

Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Na 1ª modalidade de avaliação final:
50% = recensão crítica ou relatório de leitura (incluindo actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial )
50% = Exame Final

Na 2ª modalidade de avaliação final:
25% = realização das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial
37,5% = trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental
37,5% = discussão oral (obrigatória) de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental

Ver «Provas e Trabalhos Especiais»



Provas e trabalhos especiais

O estudante deve optar nas duas primeiras semanas lectivas (em declaração escrita entregue ao docente) por uma de duas vias de avaliação final :
1ª Realização de Exame Final (com direito a consulta bibliográfica) +
recensão crítica ou relatório de leitura (actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial ); docente ou estudante podem solicitar discussão oral deste último.
2ª Realização de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental (para todos os efeitos, equivalente a um Exame Final), sendo obrigatória a sua discussão oral com o docente em sessão fixada pelo estudante a partir de calendário fixado pelo docente).
Os Trabalhadores-Estudantes e os estudantes dos antigos planos de estudos estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os demais.
Consultar os documentos anexos a esta ficha de disciplina relativamente à caracterização, calendário e avaliação de cada uma das componentes de avaliação!

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se admitem quaisquer casos de «avaliação especial». Os Trabalhadores-Estudantes e os demais estudantes isentos do cumprimento da assistência mínima a 75% das actividades lectivas (aulas TP e sessões de OT) estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os estudantes sujeitos àquela obrigação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incidirá sobre as componentes de avaliação que o estudante seleccionar para o efeito.

Observações

1. Todas as provas de avaliação escrita poderão ser realizadas com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo, o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. Algumas das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial poderão ser realizadas em grupos de dois estudantes (e nunca mais), ainda que a avaliação que delas resulte seja sempre individualizada.
3. As aulas TP serão leccionadas em Português. As sessões de Orientação Tutorial e as tarefas de avaliação poderão, consoante as necessidades dos estudantes estrangeiros, ser leccionadas/realizadas noutras líguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.
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