Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HISTO019

História da Cultura na Época Contemporânea

Código: HISTO019     Sigla: HCECON

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HIS 1 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 -
HISTO 107 Licenciatura em História 1 - 6 -
Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 -
3
Plano Oficial - História 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Sensibilizar os discentes para os movimentos culturais mais relevantes da contemporaneidade ocidental.
- Compreender e interpretar as principais manifestações culturais e vectores mentais da época contemporânea.
- Apurar o domínio de conceitos e estabelecimento de nexos entre eles.
- Orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.
-

Programa

1. Apresentação da disciplina: metodologias de ensino, modalidades e critérios de avaliação, fontes e bibliografia.
2. As Luzes e o pensamento crítico.
3. O Romantismo como revolução cultural.
4. Movimentos culturais da 2ª metade de Oitocentos e a relação filosofia/arte/ciência.
5. Intelectuais, cultura e ideologias na primeira metade do século XX.
6. O período de entre guerras – transformações comportamentais da sociedade ocidental.


Bibliografia Obrigatória

CHAUNU, Pierre; A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols, Lisboa, Estampa, 1985
BAUMER, Franklin L. ; O Pensamento Europeu Moderno, 2 vols, Lisboa, Edições 70, 1990
WATSON, Peter; Historia Intelectual del siglo XX, Barcelona, Editorial Crítica, 2002. ISBN: 84-8432-310-2
GUSDORF, Georges; Le Romantisme, 2 vols., Paris, Payot, 1993-1998. ISBN: 2-228-88694-7
RIOUX, Jean-Pierre; Le temps des masses: le vingtième siècle, Paris, Seuil, 1998

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre serão fornecidas indicações bibliográficas adicionais.
Additional literature will be provided throughout the semester.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T-P: Ensino teórico-prático, com vertente maioritariamente expositiva.
Aulas O-T: Abordagem problematizante dos conteúdos da disciplina a partir da promoção de debates participados pelos alunos, com base em suportes documentais; discussão de bibliografia.

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Preparação do Exame Trabalho escrito 101,00 2011-02-13
Exame Escrio Exame 2,00 2011-02-13
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Orientação Tutorial Frequência das aulas 7 2010-12-18
Total: 7,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade não está incluído nos métodos de avaliação (Regulamento de Avaliação da FLUP, artigo 9.º, ponto 1.)

Fórmula de cálculo da classificação final

EF - Exame Final (100%)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo