Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM007

Estudos Culturais

Código: MEAAM007     Sigla: ECUL

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 12 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 8 3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa tem como objectivo proporcionar aos Alunos a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão do distopismo inglês e norte-americano do século XX. Visa despertar nos Alunos a consciência da utilidade das teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, para a compreensão da mensagem distópica contemporânea.

Programa

O programa tem um forte enquadramento teórico. Serão analisados textos teóricos fundamentais da área dos Estudos sobre a Utopia, nomeadamente no que respeita ao distopismo contemporâneo, bem como da área dos Estudos sobre o Espaço. Procurar-se-á demonstrar que a percepção negativa do não-lugar distópico decorre, em grande parte, da existência de espaços fechados, vedados à maioria dos indivíduos. Ter-se-á em conta, por outro lado, os pequenos espaços de evasão que os indivíduos vão conseguindo construir, isto é, as heterotopias dentro das distopias. A análise e discussão dos textos críticos ocupará 8 das 15 sessões previstas para este seminário. A aplicação prática das teorias críticas às duas obras de leitura obrigatória será levada a cabo pela Docente, com o envolvimento dos Alunos, nas 9.ª e 10.ª sessões; nas últimas 5 sessões, os Alunos serão convidados a aplicar essas teorias a um conjunto de obras utópicas sugeridas pela Docente.

Bibliografia Obrigatória

Atwood, Margaret; The Handmaid’s Tale, Vintage , 1996
Wells, H. G.; The Time Machine. The War of the Worlds., Orion, 2004
Orwell, George; Nineteen Eighty-Four, Penguin, 2000. ISBN: 0-14-118247-4

Observações Bibliográficas

Indicam-se apenas os títulos da bibliografia primária. A bibliografia secundária será indicada aos mestrandos no início do ano lectivo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á promover um ensino centrado no Aluno, proporcionando a descoberta e compreensão dos conteúdos através do debate e de actividades de pesquisa individual e em grupo. Para além das horas de contacto presencial, será promovido o contacto on-line assíncrono, através da utilização da Plataforma de Ensino à Distância WebCT Vista.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Trabalho de investigação Trabalho escrito 146,00 2010-01-23
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Orientado Estudo autónomo 25 2010-01-23
Total: 25,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:
a) participação activa nas aulas e nas actividades propostas;
b) apresentação oral e escrita de um trabalho sobre uma das obras utópicas propostas pela Docente;
c) construção de um portefólio contendo um registo semanal que traduza reflexão sobre os temas abordados em cada sessão.
Cálculo da classificação final: Média ponderada dos resultados das componentes de avaliação acima mencionadas.
Provas e Trabalhos Especiais

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Língua de ensino: português ou inglês, consoante as características dos alunos inscritos.
Recomendar Página Voltar ao Topo