Geomorfologia do Litoral
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreensão de alguns dos condicionamentos hidrológicos que interferem no desenvolvimento dos litorais.
Conhecimentos de base sobre a Geomorfologia e dinâmica dos litorais rochosos e arenosos. Compreensão do papel das heranças na evolução dos litorais.
Discussão dos problemas de ordenamento do litoral.
Programa
1 - Definição de litoral e motivações para o seu estudo
2 - Origem e características da água do mar. As correntes marítimas
3 - Ondas
4 - Marés
5 - Variações do nível do mar
6 - Costas rochosas
7 - Litorais móveis: praias e dunas litorais
8 - Estuários, deltas e lagunas
9 - Evolução dos litorais durante o final do Cenozóico: o papel das heranças na configuração actual dos litorais
10 - Fragilidades versus ordenamento do litoral
Bibliografia Complementar
DIAS, J. M. A. et. al. (1997) - Evolução da linha de costa, em Portugal, desde o último máximo glaciário até à actualidade: síntese dos conhecimentos, Estudos do Quaternário, APEQ, Lisboa, p. 53-66.
GUILCHER, A. - (1954) - Morphologie littorale et sous-marine, Col. Orbis, Paris, PUF, 216 p.
MARTINS, A. F., (1947) - A configuração do litoral Português no último quartel do século XIV; apostila a um mapa, "Biblos", Coimbra, Vol. XXII, p. 1-35.
MÖRNER, N. A., (1993) - Global Change: the Last Millennia, Global And Planetary Changes, Elsevier Pub. Amsterdam, p. 211-217.
OPEN UNIVERSITY, (2001) - Ocean Circulation, The Open University, Butterworth Heineman, Grupo Elsevier, Boston, 286 p.
PASKOFF, R. - (1981) - L'érosion des côtes , Col. Que sais-je? , nº (1902, Paris, PUF, 127 p.
PASKOFF, R. - (1985) - Les littoraux - impact des aménagements sur leur évolution, Col. Géographie, Paris, Masson, 185 p.
PUGH, D. T. - (1987) - Tides, Surges And Mean Sea Level, John Wiley and Sons, Chichester, 472 p.
Bibliografia Obrigatória
ARAÚJO, M. A. ; Evolução geomorfológica da plataforma litoral da região do Porto, Autora, FLUP, 1991
BIRD, E. C. F., ; Coastal Geomorphology. An introduction, J. Wiley & Sons, 2001
CARTER, R.W.G; Coastal Environments - An Introduction to the Physical, Ecological and Cultural Systems of Coastlines, Academic Press Limited. London, 5ª Impressão, 1989
KOMAR , P. D., ; Beach Processes and Sedimentation, Prentice Hall, New Jersey, 1998
MASSELINK, G., HUGHES, M; Introduction to coastal processes and Geomorphology, Arnold, London, 2003
MOREIRA, M. E. S. A.; Glossário de termos usados em Geomorfologia litoral, Centro de Estudos Geográficos, Linha de acção de Geografia das Regiões Tropicais, relat. nº 15, 1984
MÖRNER, N. A; No on-going global flooding with the Sun back to the centre, APEQ - Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário, 2008. ISBN: 0874-0801
PASKOFF, R., ; L'élevation du Niveau de la Mer et les Espaces Côtiers, Institut Océanographique, Col. Propos, 2001
PUGH, D; Changing sea levels. Efects of Tides, Weather and Climate, Cambridge University Press, 2004
SCHWARTZ, M. ; Encyclopedia of coastal science, Springer, Netherlands, 2005
THURMAN, H. V; Introductory Oceanography, Prentice Hall, New Jersey, 1997
SUNAMURA T; Geomorphology of Rocky Coasts, John Wiley & Sons, Chichester, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina será dada em e-learning.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as matérias que serão leccionadas nas aulas, de forma a garantir uma intervenção mais activa nas aulas teórico-práticas.
No fim de cada tema será realizado um mini-teste através da plataforma Moodle. Este teste destinar-se-á à auto-avaliação dos alunos.
Realizar-se-á 1 saída de campo (1 dia inteiro) com as seguintes temáticas:
a. Costas rochosas (Vila Chã-S. Paio - Labruge - P. da Circunvalação)
b. Heranças cenozóicas (Coimbrões-Lavadores-Miramar).
Software
Google Earth
Plataforma Moodle de e-learning
Adobe Acrobat
Palavras Chave
Ciências Naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
46,00 |
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Trabalho de campo |
Trabalho laboratorial |
8,00 |
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Trabalho de pesquisa |
Trabalho escrito |
10,00 |
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Mini-testes no Moodle |
Teste |
10,00 |
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exame |
Exame |
2,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
86 |
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Total: |
86,00 |
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Obtenção de frequência
É desejável, para todos os alunos, a presença nas aulas teórico práticas e trabalho de campo. A assiduidade dos alunos será contabilizada através de folhas de presença.
Para todos os alunos, incluindo aqueles que não possam frequentar as aulas TP e TC será necessária a realização atempada e com sucesso (média mínima de 9,5) dos mini-testes disponíveis durante uma semana na plataforma Moodle.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada entre a nota do exame final (3/4) e o resultado de um pequeno trabalho realizado durante o semestre (1/4).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os alunos que não possam frequentar as aulas será necessária a realização de mini-testes correspondentes a cada bloco da matéria teórico-prática. A classificação média dos referidos mini-testes não poderá ser inferior a 9,5 valores. Os mini-testes estarão disponíveis durante uma semana na plataforma Moodle.
Melhoria de classificação
Realização de um novo exame final. A nota dos trabalhos realizados poderá, desde que positiva, ser utilizada com a respectiva ponderação para obtenção de uma nova nota final.