Filosofia Moderna II
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
54 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos compreendam o desenvolvimento histórico da filosofia moderna e conheçam os textos/problemas essencias tratados à época.
Programa
1. O século das Luzes. Características gerais da filosofia do Iluminismo.
2. John Locke: a crítica da teoria das ideias inatas; ideias simples e ideias complexas; qualidades primárias e qualidades secundárias; essências reais e essências nominais.
3. George Berkeley: a crítica das ideias abstractas e da ideia de substância material; o princípio do imaterialismo («esse est percipi»).
4. David Hume: impressões e ideias; a noção de substância e a análise da causalidade; a identidade pessoal como ficção.
5. Immanuel Kant.
5.1. Crítica da Razão Pura: espaço e tempo, conceitos puros do entendimento, esquematismo, princípios do entendimento puro e metafísica racional.
5.2. Crítica da Razão Prática: moral, imperativo categórico, princípios da liberdade e bem supremo.
5.3. Crítica da Faculdade do Juízo: finalidade subjectiva (estética) e finalidade objectiva (teleologia).
Bibliografia principal
BERKELEY, G., Tratado do Conhecimento Humano. Três diálogos. Lisboa, INCM, 2000.
HUME, D., Investigação sobre o Entendimento Humano. Lisboa, Edições 70. [1989].
— Tratado da Natureza Humana. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KANT, Crítica da Razão Pura. Lisboa, FCG, 1989.
— Crítica da Razão Prática. Lisboa, Edições 70, 1997.
— Crítica da Faculdade do Juízo. Lisboa, INCM, 1992.
KENNY. A., História Concisa da Filosofia Ocidental. Lisboa, Temas e Debates, 2003.
LOCKE, J., Ensaio sobre o Entendimento Humano. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, envolvendo a exposição da matéria (em ligação com a análise de passagens essenciais das obras de leitura obrigatória) e a aplicação dos conhecimentos adquiridos (em ligação com a discussão de exemplos especialmente relevantes).
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerido. Nota de exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.