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Lógica

Código: CINF022     Sigla: LOG_CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 74 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam o raciocínio (de tipo dedutivo) efectuado em linguagem natural e dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica actual, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação e na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.

Programa

1. Introdução ao estudo da lógica.
1.1. Argumentos, validade e correcção de um argumento, proposições, condições de verdade, valores de verdade e forma lógica.
1.2. Lógica clássica e lógica moderna (simbólica ou matemática).
2. Lógica Proposicional.
2.1. As operações de negação, conjunção, disjunção, condicionalização (material) e bicondicionalização (material).
2.2. A análise lógica de nível proposicional.
2.3. Testes de validade: inspectores de circunstâncias, implicações lógicas e interpretações invalidantes.
2.4. Introdução aos aspectos dedutivos e metalógicos da Lógica Proposicional.
3. Lógica de Predicados.
3.1. Referência e predicação: constantes, variáveis, predicados e aridade de um predicado, condições e substituição.
3.2. As operações de quantificação existencial e quantificação universal.
3.3. O nível intraproposicional de análise lógica: semântica lógica e interpretações.
3.4. Lógica de classes.
3.5. Introdução aos aspectos dedutivos da Lógica de Predicados.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
GRIZE, Jean-Blaise – História. Lógica das classes e das proposições. Lógica dos predicados. Lógicas modais. Trad. Filipe Araújo; rev. da trad. Francisco Sardo. In PIAGET, Jean, dir. – Lógica e Conhecimento Científico. Porto : Livraria Civilização, 1980. vol. 1, p. 117-245.
NEWTON-SMITH, W. H. – Lógica : um Curso Introdutório. Rev. e corr. pelo autor para a ed. portuguesa; trad. e notas Desidério Murcho. Lisboa : Gradiva, 1998. (Col. Filosofia Aberta).
OLIVEIRA, Augusto Franco de – Lógica e Aritmética : uma Introdução Informal aos Métodos Formais. 2ª ed. rev. e ampl. Lisboa : Gradiva, 1996. (Col. Trajectos Ciência).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos. Org. João Branquinho, Desidério Murcho. Lisboa : Gradiva, 2001. (Col. Filosofia Aberta).
FORBES, Graeme – Modern Logic : a text in elementary symbolic logic. New York ; Oxford : Oxford University Press, 1994.
HODGES, Wilfrid – Logic : an Introduction to Elementary Logic. Rep. [London?]: Penguin Books, 1991.
HOFSTADTER, Douglas R. – Gödel, Escher, Bach : Laços Eternos. Trad. José Viegas Filho, A. J. Franco de Oliveira; rev. e coord. da ed: A. J. Franco de Oliveira. Lisboa : Gradiva, 2000. (Col. Ciência Aberta).
LEMMON, E. J. – Beginning Logic. 2nd ed., 1st rep. Boca Raton [etc.] : Chapman & Hall ; CRC Press, 1998.
LIPSCHUTZ, Seymour – Teoria dos Conjuntos. Trad. Fernando Vilain Heusi da Silva. Rio de Janeiro [etc.] : Makron ; McGraw-Hill, 1972. (Col. Schaum).
NIDDITCH, P. H. – The Development of Mathematical Logic. Reimp. [Bristol?] : Thoemmes Press, 1998. (Key Texts. Classic Studies in the History of Ideas).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas incluirão a exposição da matéria, o comentário de passagens essenciais das obras referidas na bibliografia básica e a discussão de exemplos especialmente relevantes. A componente prática das aulas incluirá a resolução de exercícios mais ou menos típicos. A participação dos alunos é requerida na discussão dos exemplos e na resolução de exercícios.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Lógica
Ciências Físicas > Matemática > Lógica matemática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Final Exame 3,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 82
Estudo (Exame Final) Estudo autónomo 21
Total: 103,00

Obtenção de frequência

Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua e avaliação final por exame: prova escrita, com a duração de 2H30m, e prova oral, se necessário ou requerido. Nota de exame arredondada, considerando a participação dos alunos acima requerida (cf. Métodos de Ensino).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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