Civilizações do Próximo Oriente Antigo
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender a situação no mediterrâneo oriental a partir do IV milénio aC.
Enumerar os factores que contribuíram para o desenvolvimento civilizacional no Crescente Fértil.
Explicar a sucessão de povos e culturas na Mesopotâmia.
Avaliar as transformações operadas ao nível da cultura, da arte e da religião.
Explicar a importância do Rio Nilo no desenvolvimento civilizacional do Egipto.
Enumerar as diversas fases políticas do Egipto faraónico.
Compreender a importância da figura teocrática do faraó.
Avaliar o impacto da religião e da ciência na arte funerária egípcia.
Enumerar as transformações ocorridas no Egipto com a chegada do modelo helenístico Ptolomaico.
Compreender os principais aspectos da sociedade e da economia egípcia.
Explicar a posição geográfica da Palestina no contexto do Mediterrâneo Oriental.
Avaliar as transformações ocorridas com a passagem do estado tribal para a realeza hebraica.
Traçar um quadro evolutivo da situação política hebraica de Moisés até aos Macabeus.
Enumerar as diferenças entre o monoteísmo hebreu e as demais religiões politeístas.
Avaliar a importância da Bíblia e da organização política e social nos Hebreus.
Programa
1. Suméria: das primeiras cidades ao Império
1.1 Acad
1.2 Ur
1.3 Babilónia
1.4 Assíria
1.5 Cultura, religião e economia mesopotâmica
2. Egipto
2.1 O Império Antigo
2.2 O Império Médio
2.3 O Império Novo
2.4 O Egipto Ptolomaico
2.5 O Egipto na esfera de Roma
2.6 Sociedade e Instituições
2.7 Religião e poder
2.8 Arte
2.9 Economia
3. Palestina
3.1 O território e primeiros habitantes
3.2 Os Hebreus e suas migrações
3.3 Do Egipto a Canaã
3.4 A realeza hebraica
3.5 O reino de Judá
3.6 A submissão aos babilónicos
3.7 Dos Macabeus à conquista romana
3.8 Sociedade
3.9 Religião monoteísta: a Bíblia
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas Teórico-Práticas
2. Leitura e análise de textos
3. Apoio com filmes, diapositivos, gravuras e PowerPoint
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota obtida no exame final
Provas e trabalhos especiais
Leitura obrigatória das seguintes obras:
- Código de Hamurabi
- JOSEFO, Flávio – A Guerra dos Judeus
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica
Observações
Bibliografia
ALDRED, C. – Os Egípcios, Edições Verbo, Lisboa.
ANATI, E. – Palestine before the Hebrews, Jonathan Cape, Ltd., London.
ARAÚJO, Luís Manuel de – Egipto, as Pirâmides do Império Antigo, Edições Colibri, Lisboa.
BARRY, J. Kenz – El Antiquo Egipto, Edições Crítica, Barcelona.
BOTTÉRO, J. – Naissance de Dieu – La Bible et l’historien, Ed. Gallimard, Paris.
ERMAN, A; RANKE, H. – La Civilization Égytienne, Ed. Payot, Paris.
HERZOG, Chaim; GICHON, Mordechai – As batalhas da Bíblia, Fronteira do Caos Edições, Porto.
JOSEFO, Flávio – A Guerra dos Judeus, Edições Sílabo, Lisboa.
KRAMER, Samuel Noah – A História Começa na Suméria, Lisboa.
LIVERANI, Mario – El Antiquo Oriente, Edições Crítica, Barcelona.
LODS, A. – Israel, des origines au milieu du VIIème siècle avant notre ère, Ed. Albin Michel, Paris.
MOSCATI, Sabatino – L’Orient avant les Grecs, PUF, Paris.
NOTH, M. – História de Israel, Goettingen.
TAVARES, A. Augusto – As Civilizações Pré-Clássicas, Edições Estampa, Lisboa.
XERNOFONTE – Anábase, Edições Sementes da Mudança, Évora.