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Metodologias Didáticas em Geografia

Código: FLUP0813     Sigla: MDG

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 16 Plano Oficial - LGEO 4 2,5 6 -

Objetivos

Competências:

Técnico-científicas
-Procurar informação didáctica e geográfica pertinente e actualizada em fontes diversas, adequadas e credíveis, estando atento ao surgimento de novos dados e mostrando-se criterioso na selecção.
-Aplicar a informação didáctica e geográfica de forma adequada evidenciando sentido crítico quanto à actualização, tipo de utilização e meios.
- Interpretar correcta e criteriosamente a informação, comparando metodologias didácticas, confrontando-a com outra já disponível e credível, levantando hipóteses, esboçando pistas para confirmação, etc.
-Conceber planos metodológicos pertinentes, documentados e estruturados, inscritos num todo didáctico coerente.
- Problematizar abordagens didácticas em Geografia.

Interpessoais
-Expressar, oralmente e por escrito, com correcção, precisão e fluência incorporando de forma oportuna e rigorosa terminologia geográfica, metodológica e didáctica.
-Ser acessível e autêntico enquanto emissor e atento e flexível enquanto receptor.
-Trabalhar em equipa, cumprindo as suas tarefas, partilhando as suas ideias e sendo receptivo às dos outros.
-Criar condições de partilha das suas potencialidades conseguindo conciliar as potencialidades de todos de forma activa e empática.

Pessoais
-Estar atento ao dinâmico evoluir dos tempos, mantendo uma postura criativa mas receptiva às mudanças conseguindo encará-las e trabalhá-las como oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
-Conceber formas correctas, originais e funcionais de “fazer” metodologia e didáctica da Geografia e de “estar” como (aprendiz permanente de) professor de Geografia.
-Saber adoptar a distância adequada entre si e os outros, na realização de tarefas, na procura de soluções e ... enfim no desenvolvimento do trabalho com vista à docência.

Programa

Introdução

Esta disciplina pretende comparar e debater um conjunto de métodos, técnicas e processos no âmbito da Didáctica da Geografia, de modo a que os futuros docentes consigam utilizar, adequar e ou criar “formas” de trabalho no e para o ensino da Geografia, seleccionando e levando a cabo um conjunto de situações educativas com intencionalidades específicas.

Estrutura temática

1. Metodologias didácticas em Geografia
1.1. Didáctica e metodologia – clarificação conceptual
1.2.Relação entre Metodologias Didácticas em Geografia e a disciplina de Gestão Curricular em Geografia
2. Metodologias de/no ensino da Geografia.
2.1. As metodologias para o ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos diferentes tipos de conteúdos (temáticos, procedimentais e atitudinais).
2.1.1. Desmontando mitos e senso-comum: das aulas expositivas a aborgagens problematizadoras, potencialidades e constrangimentos das aprendizagens significativa, por descoberta…
2.1.2.Formas e técnicas de modelação na óptica da educação geográfica.
2.1.3. Potencial e limitações da construção autónoma de atitudes e valores – a exploração de dilemas e a clarificação de valores ao serviço da educação geográfica.
2.2. As metodologias integradoras com vista ao desenvolvimento e consolidação de competências.
3. Metodologias avaliativas
3.1. Conceito de avaliação e sua relação com o de classificação.
3.2. Formas e técnicas de avaliação de conteúdos e de competências.
3.3. Registo, tratamento e interpretação dos dados avaliativos

Formas de actuação
Nas aulas teóricas procurar-se-á familiarizar o estudante, por vivência e debate alicerçado, com o maior número possível de metodologias de ensino.
Nas aulas práticas trabalhar-se-ão situações reais de aplicação de metodologias a unidades didácticas e a aulas.

Bibliografia Principal

AAVV (2000) – Inforgeo n.º 15, Lisboa, Associação Portuguesa de Geógrafos.
AAVV (2002) – Avaliação das aprendizagens. Das concepções às práticas. Lisboa, Ministério de Educação, Departamento da Educação Básica.
BAILEY, Patrick (1981) – Didáctica de la Geografia, Bogotá, Editorial Cincel (Colección de Didáctica).
BOLIVAR, António (1992) – Los contenidos actitudinales en el currículo de la reforma. Madrid, Ed. Escuela Española.
BOLIVAR, António (1995) – La evaluación de valores y actitudes, Madrid, Anaya.
COLL, César et al. (Coord.) (1992) – Los contenidos en la Reforma: Enseñanza e Aprendizaje de Conceptos, Procedimientos y Atitudes, Madrid, Santillana.
FONT, Carles e BADIA, Montserrat (1997) – Las estratégias de aprendizaje. Barcelona, Edebé.
HADJI, Charles (1994) – A avaliação, regras do jogo. Das intenções aos instrumentos, Porto, Porto Editora.
MONEREO, C. (coord.) (2001) – Estratégias de enseñanza y aprendizaje. Barcelona, Ed. Graó.
PASCUAL, Antonia (1988) – Clarificación de valores y desarrollo humano. Madrid, Narcea.
PERRENOUD, Philippe (1998) – Lévaluation dês élèves. De la fabrication de l’excellence à la régulaion dês aprentissages. Entre deux logiques. Bruxelas, De Boeck Université.
PERRENOUD, Philippe (2001) – Porquê construir competências a partir da escola, Porto, Asa (Colecção CRIAP. 28).
ROLDÃO, Maria do Céu (2003) – Gestão do currículo e avaliação de competências. As questões dos professores. Lisboa, Editorial Presença.
RAMALHO, M.ª Helena (2003) – “Planificação integrada em torno de uma situação educativa – um exemplo para o 7.º ano”, Apogeo n. 25/26.
RAMALHO, Mª Helena (1995) – Educação atitudinal no âmbito da educação geográfica: teoria e prática em decisões docentes. Lisboa, Associação de Professores de Geografia.
RUIZ, Ângela (1991) – Aprendizaje por descubrimiento. Salamanca, Amarú Ediciones.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez (1998) – Compreender e transformar o ensino, 4ª ed., Porto Alegre, Artmed.
TORRE, Saturnino de la; BARRIOS, Oscar (Coord.) (2000) – Estrategias didácticas innovadoras: Recursos para la formación y el cambio, Barcelona, OCTAEDRO.
ZABALA, Antoni (1999) – Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula, 2ª ed., Porto Alegre, Artmed (Colecção Fundamentos da Educação).
CALLEJO e LLOPIS (1992) – Planos y mapas: Actividades interdisciplinares para representar el espacio, Madrid, Narcea-MEC.
FOUREZ, Gérard (Dir.) (2002) – Approches didactiques de l’interdisciplinarité, Bruxelas, De Boeck Université.
JIMÉNEZ, Antonio Moreno; GAITE, Mª Jesús Marrón (1996) – Enseñar Geografía: De la Teoria a la Práctica, Madrid, Editorial Síntesis (Colecção Espacios y Sociedades-Serie Mayor, 3).
SCALLON, Gérard (1988) – L’évaluation formative des apprentissages, Quebeque, Les Presses de l’Université Laval.
SOUTO-GONZÁLEZ, Xosé (1998) – Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del medio, Barcelona, Ediciones del Serbal.
TORRE, Saturnino de la (1993) – Didactica y curriculo. Bases y componentes del proceso formativo, Madrid, Dykinson.
TORRE, Saturnino de la (1994) – Innovacion curricular. Proceso, Estratégias y Evaluación, Madrid, Dykinson.
TORRE, Saturnino de la e BARRIOS, Óscar (2000) – Estratégias didácticas innovadoras, Barcelona, Octaedro.
VALLS, Enric (1993) – Los procedimientos: aprendizaje, enseñanza y evaluación, Barcelona, ICE/ Horsori

Bibliografia Complementar

A apresentar oportunamente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos diversificados envolvendo debate e análise reflexiva de documentos diversos.
Produção de material (planos didácticos).

Software

Power Point, Excel, Word.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Participação nas aulas e realização de trabalhos práticos e Exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do Exame (0.70) e das práticas (0.30).

Provas e trabalhos especiais

Nenhuns.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nenhuma.

Melhoria de classificação

No mesmo ano em Época de Recurso e no ano lectivo imediatamente a seguir.

Observações

Língua: Portuguesa
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