História de Portugal
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCPEPL |
12 |
Plano Oficial - LCPEPLE |
1 |
2,5 |
6 |
- |
|
Objetivos
Fornecer aos alunos uma perspectiva geral e problematizante da História de Portugal, centrando-se em temáticas e movimentos estruturantes dos vários períodos históricos considerados.
Apresentar quadros históricos contextuais susceptíveis de potenciar as aprendizagens curriculares específicas do curso em que a disciplina se inscreve.
Programa
I. ÉPOCA MEDIEVAL
1. Formação de Portugal (séc. X-XIII)
2. Portugal na Crise dos finais da Idade Média (Séc. XIV-XV)
II. ÉPOCA MODERNA
1. Centralização do poder e reformas administrativas
2. Estrutura social da sociedade portuguesa
3. A expansão portuguesa e a construção de um império ultramarino
4. As reformas pombalinas
III. ÉPOCA CONTEMPORÂNEA
1. Liberalismo
2. Industrialização
3. Estrutura social
4. República
5. Estado Novo
6. Transformações recentes
Bibliografia Principal
DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DE PORTUGAL, dir. Joel Serrão. 6 vols. Lisboa: Iniciativas Editoriais, s.d.
DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DE PORTUGAL. Suplemento, dir. António Barreto; Maria Filomena Mónica. 3 vols. Lisboa: Figueirinhas, 1999-2000. ISBN 972-661-160-1
MARQUES, Oliveira Marques, dir. – História de Portugal. 3 vols. Lisboa: Palas Editores, 1975 – 1986
MATTOSO, José – Identificação de um país: Ensaio sobre as origens de Portugal. 2 vols., Lisboa: Editorial Estampa, 1995
MATTOSO, José, dir. – História de Portugal. 8 vols. Lisboa: Estampa, [D.L. 1993]
SERRÃO, J. Veríssimo, dir. – História de Portugal. 15 vols. Lisboa: Ed. Verbo, 1980-2003
Bibliografia Complementar
Bibliografia a indicar ao longo das aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Privilegiando-se uma abordagem teórico-prática das problemáticas em análise, com recurso a documentos ilustrativos das matérias a ministrar, as aulas não poderão, porém, deixar de seguir uma tendencial linha de sínteses compreensivas de grandes problemáticas, atendendo à vastidão de informação a disponibilizar.
Software
A indicar ao longo das aulas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com a legislação geral em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português