Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0750

História de Portugal

Código: FLUP0750     Sigla: HP

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCPEPL 12 Plano Oficial - LCPEPLE 1 2,5 6 -

Objetivos

Fornecer aos alunos uma perspectiva geral e problematizante da História de Portugal, centrando-se em temáticas e movimentos estruturantes dos vários períodos históricos considerados.
Apresentar quadros históricos contextuais susceptíveis de potenciar as aprendizagens curriculares específicas do curso em que a disciplina se inscreve.

Programa

I. ÉPOCA MEDIEVAL

1. Formação de Portugal (séc. X-XIII)
2. Portugal na Crise dos finais da Idade Média (Séc. XIV-XV)

II. ÉPOCA MODERNA

1. Centralização do poder e reformas administrativas
2. Estrutura social da sociedade portuguesa
3. A expansão portuguesa e a construção de um império ultramarino
4. As reformas pombalinas

III. ÉPOCA CONTEMPORÂNEA

1. Liberalismo
2. Industrialização
3. Estrutura social
4. República
5. Estado Novo
6. Transformações recentes

Bibliografia Principal

DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DE PORTUGAL, dir. Joel Serrão. 6 vols. Lisboa: Iniciativas Editoriais, s.d.

DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DE PORTUGAL. Suplemento, dir. António Barreto; Maria Filomena Mónica. 3 vols. Lisboa: Figueirinhas, 1999-2000. ISBN 972-661-160-1

MARQUES, Oliveira Marques, dir. – História de Portugal. 3 vols. Lisboa: Palas Editores, 1975 – 1986

MATTOSO, José – Identificação de um país: Ensaio sobre as origens de Portugal. 2 vols., Lisboa: Editorial Estampa, 1995

MATTOSO, José, dir. – História de Portugal. 8 vols. Lisboa: Estampa, [D.L. 1993]

SERRÃO, J. Veríssimo, dir. – História de Portugal. 15 vols. Lisboa: Ed. Verbo, 1980-2003

Bibliografia Complementar

Bibliografia a indicar ao longo das aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Privilegiando-se uma abordagem teórico-prática das problemáticas em análise, com recurso a documentos ilustrativos das matérias a ministrar, as aulas não poderão, porém, deixar de seguir uma tendencial linha de sínteses compreensivas de grandes problemáticas, atendendo à vastidão de informação a disponibilizar.

Software

A indicar ao longo das aulas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação geral em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com o o estipulado nas normas de avaliação da FLUP.

Observações

Língua de ensino: Português
Recomendar Página Voltar ao Topo