Resumo: |
Este projeto assenta em métodos de computação especulativa para gerar novos contributos para o estudo da poesia a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Uma abordagem heurística guiar-nos-á através de métodos colaborativos de produção de conhecimento organicamente articulados num quadro interpretativo dinâmico.Partindo de técnicas dos estudos literários computacionais (ELC) e das humanidades digitais (HD), aplicaremos métodos computacionais de análise de texto à obra completa de António Ramos Rosa (ARR). De modo a dar conta de desafios sociais atuais e futuros, pretendemos entender como o vegetal, o animal e o mineral fazem parte de uma construção poética que concebe o mundo segundo uma perspectiva ecológica. Para esse fim, recorremos a técnicas de modelagem de tópicos que nos permitirão encontrar padrões na sua obra. Tal processamento sistemático permitirá obter uma visão panorâmica da sua poesia de acordo com a mencionada formulação ecocrítica. Seguindo uma pista de Coutinho (2004), antecipamos que os temas do mundo natural se encontram presentes em todos os livros de ARR e, portanto, constituem uma dimensão central para compreender a sua poesia.
O projeto visa contribuir para o debate em curso nos ELC e HD, propondo uma metodologia inovadora que é experimental e especulativa na sua raiz. A análise
quantitativa fornecerá a base para expandir a investigação. Este movimento interpretativo passará pelo: (1) design de visualizações de informação digitais,
ativando o estado da arte em estética da informação e análise cultural; (2) exame detalhado das descobertas analíticas e releituras atentas dos corpora; (3) trabalhos criativos comissariados a artistas convidados que funcionarão como releituras criativas do objeto de investigação. Os resultados de tais esforços tomarão a forma de: (1) um site multimédia; (2) vários artigos e comunicações em colóquios; (3) uma exposição a realizar no final do projeto.
É nosso argumento que cada uma destas componentes const |
Resumo Este projeto assenta em métodos de computação especulativa para gerar novos contributos para o estudo da poesia a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Uma abordagem heurística guiar-nos-á através de métodos colaborativos de produção de conhecimento organicamente articulados num quadro interpretativo dinâmico.Partindo de técnicas dos estudos literários computacionais (ELC) e das humanidades digitais (HD), aplicaremos métodos computacionais de análise de texto à obra completa de António Ramos Rosa (ARR). De modo a dar conta de desafios sociais atuais e futuros, pretendemos entender como o vegetal, o animal e o mineral fazem parte de uma construção poética que concebe o mundo segundo uma perspectiva ecológica. Para esse fim, recorremos a técnicas de modelagem de tópicos que nos permitirão encontrar padrões na sua obra. Tal processamento sistemático permitirá obter uma visão panorâmica da sua poesia de acordo com a mencionada formulação ecocrítica. Seguindo uma pista de Coutinho (2004), antecipamos que os temas do mundo natural se encontram presentes em todos os livros de ARR e, portanto, constituem uma dimensão central para compreender a sua poesia.
O projeto visa contribuir para o debate em curso nos ELC e HD, propondo uma metodologia inovadora que é experimental e especulativa na sua raiz. A análise
quantitativa fornecerá a base para expandir a investigação. Este movimento interpretativo passará pelo: (1) design de visualizações de informação digitais,
ativando o estado da arte em estética da informação e análise cultural; (2) exame detalhado das descobertas analíticas e releituras atentas dos corpora; (3) trabalhos criativos comissariados a artistas convidados que funcionarão como releituras criativas do objeto de investigação. Os resultados de tais esforços tomarão a forma de: (1) um site multimédia; (2) vários artigos e comunicações em colóquios; (3) uma exposição a realizar no final do projeto.
É nosso argumento que cada uma destas componentes constitui atos de interpretação em si mesmas. Não menos relevante, estas serão articuladas entre si, abrindo novas vias para a produção de conhecimento em domínios cruzados. Isto implica que (1) o design esteticamente apelativo dos artefactos de
visualização que vão expandir as descobertas quantitativas não se destinam meramente a mostrar os números de forma atraente, eles são criticamente
desenhados como dispositivos interpretativos; (2) os artigos e comunicações produzidos pela equipa estarão diretamente vinculados às tarefas anteriores do
projeto, procurando, a partir delas, novas formas de entender e contribuir para campos emergentes como a ecocrítica e os novos materialismos; (3) os modelos de investigação pela prática artística, que como amplamente demonstrado podem servir como métodos independentes de pesquisa, ganham quando informados por dados previamente tratados e estruturados.Quando considerada enquanto um todo, esta polinização cruzada de disciplinas e técnicas contribui para a diversificação do potencial reflexivo do projeto. Assim,
as articulações entre as diferentes abordagens vão favorecer a propensão do projeto para pensar criticamente sobre os seus próprios métodos de produção e
disseminação de conhecimento. Nesse sentido, embora este possa ser considerado um projeto nacional devido ao seu âmbito e objeto de estudo específico,espera-se impacto internacional a respeito dos seus métodos interdisciplinares originais. A nossa estrutura de trabalho não constitui tão somente um cruzamento inédito entre métodos de investigação, o projeto oferece também a possibilidade de ser replicado e aprimorado de modo a acomodar diferentes corpora e modos expansivos de investigação. |