Você está em: Início > Notícias > XIII Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

XIII Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

25 a 27 de maio | 9h00 | Anfiteatro 2

cartaz

Num mundo de incertezas onde os problemas se avolumam, persiste, contudo, um mosaico territorial diversificado e dinâmico, particularmente no espaço europeu. Na realidade, as potencialidades aí existentes induzem estratégias que possibilitam um desenvolvimento cada vez mais responsável e inteligente para além de inclusivo. Recorde-se que, progressivamente, adiciona-se à abordagem económica, a vertente ambiental e a sociocultural, valorizando as políticas em que a preservação das paisagens se conjuga com a valorização do património e a revitalização dos quadros sociais. Este último parâmetro, contudo, necessita de ser mais incrementado na sequência dos fluxos migratórios que persistem, pois avolumam-se os desequilíbrios territoriais e as desigualdades, enquanto se reacendem antagonismos de caráter diverso.

Como antídoto, porém, revaloriza-se a matriz social nas políticas nacionais, apontando-se como alternativas novas estratégias que incluam a convergência familiar e a renegociação dos conflitos bélicos que estão na base destes fluxos contínuos. Acresce que estes movimentos migratórios começam a ser encarados também como oportunidades, nomeadamente, tendo em vista o rejuvenescimento estrutural da população europeia. Há, pois, que encarar esta problemática como algo que pode ser catalisador de um desenvolvimento responsável, equilibrado, num invólucro que facilita a preservação da diversidade ecológica, económica, cultural, religiosa e politica. Tal pode desenvolver-se num quadro inovador, valorizando, por exemplo, uma economia circular ou uma bioeconomia, apoiando-se em meios digitais, no aumento da literacia, na educação e no conhecimento. Assim se favorecerá também a eficiência da exploração dos recursos endógenos, enquanto se aposta num desenvolvimento sustentável, inovador e inteligente, na coesão territorial

Agravando-se, porém, as problemáticas, há que continuar uma reflexão sobre estes temas, sem ignorar a diversidade territorial, correlacionando o espaço europeu com outros espaços como os lusófonos, designadamente o Brasil, com o qual se tem vindo a institucionalizar projetos comuns, agregadores. Assim, através das XIII Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu, prosseguem as abordagens das diferentes problemáticas, pertinentes e atuais, sempre em contexto multidisciplinar e num quadro interuniversitário, participando neste objetivo instituições universitárias de diversos países, por forma a aprofundar uma maior coesão e revitalização social, cultural, económica e ambiental. Lentamente, tenta-se implementar os “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável” defendidos pela ONU, perspetivando-se um desenvolvimento global nos próximos 15 anos que inclua áreas tão diversas como as alterações climáticas, as desigualdades económicas e sociais, a inovação e o desenvolvimento tecnológico e económico sustentáveis, ou mesmo a paz e a justiça. Assim se justifica a continuidade desta iniciativa, das Jornadas Internacionais sobre “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu”.

Nota: As XIII Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu são creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com 1 crédito (Registo n.º CCPFC/ACC-100578/18), tendo como destinatários os Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Livro de resumo/programa
[ download ]

Inscrição obrigatória para todos os participantes.
Ficha de Inscrição

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-06-19 às 18:46:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais