English Literature - Shakespeare and the English Renaissance
Instance: 2011/2012 - 2S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
English
Objectives
O Curso propõe uma articulação entre três momentos complementares:
a. O estudo da criação dramática de William Shakespeare e dos dramaturgos seus contemporâneos através de curta selecção de peças ordenadas segundo um eixo temático;
b. A apreensão por parte dos estudantes da dimensão estética e da flexibilidade criativa da língua inglesa num estádio crucial da sua fixação histórica e literária;
c. A failiarização com a obra dos dramaturgos isabelinos, com Shakespeare no seu âmago, e o desenvolvimento de perspectivas críticas que estimulem a leitura das peças do programa nas suas dimensões literária e espectacular.
Program
The Serpent under it: Faces of Evil in the TYragedy of Shakespeare and the Playwrights of his time.
A figura do vilão em Richard III e em Othello dão vida ao tremendo poder persuasivo da palavra e da representação: Richard of Gloucester e Iago, encenadores e actores ardilosos sob a capa da virtude que lhes cobre as muitas faces do mal, dirigem acontecimentos, atitudes e sentimentos, e movimentam os jogos da serpente, presença subtil oculta atrás das máscaras do evasivo ou das formas opacas de acções e intenções que igualmente atravessam a intriga de The Duchess of Malfi, de John Webster, um exemplo destacado da rica produção dos dramaturgos contemporâneos de Shakespeare.
Mandatory literature
Harold Bloom; Shakespeare - The Invention of the Human, Fourth Estate, 1998. ISBN: 1-84115-047-9
John Russell Brown; Shakespeare: the Tragedies, Palgrave, 2001. ISBN: 0-333-58957-2
David Scott Kastan et alii; A Companion to Shakespeare., Blackwell., 1999.. ISBN: 0-631-21878-5.
Alexander Leggatt.; Shakespeare's Political Drama - The History Plays and the Roman Plays., Routledge., 1988.. ISBN: 0 415 03888 X
E. M. W. Tillyard.; Shakespeare's History Plays., Penguin., 1944.. ISBN: 0-14-016547-9
Stanley Wells et alii.; The Cambridge Companion to Shakespeare's Studies., Cambridge University Press., 1986.. ISBN: 0 521 31841 6
Teaching methods and learning activities
A exposição do docente deve combinar-se com a intervenção dos estudantes. A apresentação e discussão de trabalhos de diversa natureza - análise e interpretação do texto literário, discussão de literatura crítica ou de trabalhos - cabem nessa presença activa dos estudantes.
keywords
Humanities > Literature > European literature > Germanic literature > English literature
Humanities > Literature > European literature > Germanic literature > English literature
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
Attendance (estimated) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Written test |
Exame |
2,00 |
|
2012-07-14 |
Work |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
31,00 |
|
2012-07-14 |
Preparation for the test |
Trabalho escrito |
73,00 |
|
2012-07-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Eligibility for exams
Devem os estudantes assistir a setenta e cinco por cento das sessões e nelas revelar iniciativa e participação.
Calculation formula of final grade
Cooperação nas aulas - 40%; exame final - 60%.
Examinations or Special Assignments
Não aplicável.
Special assessment (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Classification improvement
Não aplicável.