Resumo (PT):
A Internet produziu novas formas de fazer jornalístico e as novas tecnologias desempenham agora um papel central nas redações. A grande diversão de participação é agora possível e sites de notícias são utilizados pelo público para expressar opiniões, debater os assuntos da ordem do dia, e incluírem seu próprio material. Ainda assim, a atitude dos jornalistas face à participação pública tende a ser moldada pelas suas percepções profissionais. A televisão tem uma tradição de participação pública, mas não é claro se os sites de TV espelham esta prática, especialmente na organização de notícias. Este estudo é uma primeira tentativa de compreender a relação entre a notícia publicada e a participação dos públicos. Para estabelecer essa correlação, notícias foram divididos em seções: Política, Economia, Internacional, Sociedade e participação do público foi medida de acordo com o número de comentários em cada uma delas. O objetivo deste estudo é tentar identificar se há um comportamento semelhante por parte da agenda de notícias da TV e da reação do público. A amostra compreende o estudo dos dois sites de notícias de TV por um período de um mês, gravados diariamente a uma hora fixa e os comentários publicados nas três horas seguintes. Palavras-chave: sites de notícias de televisão, interatividade newsvalues, comentários
Abstract (EN):
Internet produced new forms of newsmaking and new technologies play now a central role in newsrooms. A great diversion of participation is now possible and news sites are used by the public to express opinions, debate the subjects of the agenda, and include their own material. Still, journalists’ attitude towards public participation tends to be framed by their perceptions of professional roles. Television has a tradition of public participation but it’s not clear if the TV sites mirror this practice, particularly in the news organization. This study is a first attempt to understand the relation between the news published and the publics’ participation. In order to establish that correlation, news were divided in sections: Politics, Economy, International, Society, and the public participation was measured according to the number of comments under each of them. The aim of this study is to try to indentify if there is a similar behavior by the TV news agenda and the public’s reaction. The sample will comprehend the study of the two TV news sites for a month period recorded daily at a given hour, and the published comments in the three following hours.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/552/493
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