Resumo (PT):
O CreoPhonPt (Silva & Moran, 2022) é um repositório
de acesso livre que reúne vários datasets com informação
fonológica, lexical e sociolinguística dos crioulos do português.
Este repositório foi criado no âmbito de um projeto
de doutoramento, com o intuito de facilitar a análise quantitativa
destas línguas, tornando, em simultâneo, acessíveis,
dados que anteriormente estavam fechados e/ou dispersos.
Um novo ramo do projeto – CreoPhonPt_classes – surgiu
quando o seu fundador assumiu a docência da unidade curricular
(UC) de Fonologia I do mestrado em Linguística
da FLUP. Este projeto de seguimento teve base em dois
grandes objetivos imediatos:
1. Enriquecer o repositório existente com mais dados, potenciando
o seu uso e divulgação;
2. Facultar aos estudantes as capacidades de:
2.1. recolha estruturada de dados científicos;
2.2. acompanhamento rigoroso de protocolos de investigação;
2.3. processamento manual e automático dos dados
em folhas de cálculo e em código Python;
2.4. ligação dos dados e metadados a redes abertas, uniformização
e divulgação.
As aulas, lecionadas em parceria com investigadores de diferentes
áreas das humanidades digitais, tornaram-se numa
interessante experiência de interdisciplinaridade e de colaboração,
cujos resultados positivos se manifestaram tanto
no bom aproveitamento dos estudantes, como nas classificações
atribuídas à UC nos inquéritos pedagógicos.
Abstract (EN):
CreoPhonPt (Silva & Moran, 2022) is an open-access repository
that combines various datasets with phonological, lexical
and sociolinguistic information on the creoles of Portuguese.
This repository was created as part of a PhD project to facilitate
the quantitative analysis of these languages while at the
same time making accessible data that was previously closed and/or dispersed. A new branch of the project – CreoPhonPt_
classes – emerged when its founder took over the teaching
of Phonology I on the MA in Linguistics at FLUP. This follow-
-up project was based on two main immediate objectives:
1. Enrich the existing repository with more data, boosting
its use and dissemination;
2. Provide students with the skills to:
2.1. structured collection of scientific data
2.2. rigorous monitoring of research protocols;
2.3. manual and automatic data processing in spreadsheets
and Python code;
2.4. linking data and metadata to open networks, standardisation
and dissemination.
The classes, taught in partnership with researchers from
different areas of the digital humanities, became an exciting
experience of interdisciplinarity and collaboration, the positive
results of which were evident both in the excellent performance
of the students and in the ratings given to the UC in
the pedagogical surveys.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific