Resumo (PT):
A pintura do teto da nave da igreja de São Bento de Bragança é um dos mais suntuosos exemplos da pintura ilusionista dedicada à hagiografia beneditina em Portugal. O antigo templo, edificado em meados do século XVI, integrava um convento feminino e recebeu, ao longo de sua história, noviças que viviam em clausura sob a regra da Ordem de São Bento. Apesar do rico recheio da igreja, composto por uma considerável quantidade de obras de imaginária e talha, o legado mais impressionante do edifício é uma complexa pintura de perspectiva em óleo sobre madeira, executado em 1763, pelo pintor Manuel Caetano Fortuna. A obra adquire importância ainda maior por se tratar de um trabalho de quadratura, superando, em meados do século XVIII em Portugal, os tradicionais modelos dos tetos de caixotão e renovando o gosto artístico, em concordância com o espírito das práticas mais correntes do período. O objetivo deste ensaio é a análise iconográfica deste teto, relacionando seus elementos com a narrativa simbólica corrente do século XVIII, a fim de descortinar o complexo sistema propagandístico que se fazia presente no universo beneditino daquele período.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific