Resumo (PT):
O debate teórico e ético contemporâneo em torno dos museus está profundamente enredado
no mundo e é construído a partir de um envolvimento intra-ativo com ele. Como consequência, o museu
tende a abordar o emergente e o urgente através de práticas situadas que analisam e respondem coletivamente
às circunstâncias do mundo. Ao fazê-lo, o museu contemporâneo procura criar condições
para o envolvimento dos visitantes, permitindo que as suas vozes não mediadas sejam ouvidas. Este
texto pretende explorar o espaço crítico entre a aparente vitalidade decolonial do museu e a forma
como as práticas difrativas podem ser concebidas num contexto pós-crítico e pós-representacional,
argumentando que as abordagens baseadas em processos artísticos e de design de fabulação especulativa
(como a Cultura do Design) são úteis para pensar e agir nestes espaços de experiência. De forma
pragmática, destaca três modos de envolvimento especulativo (moderado) do design com o presente e
o futuro para ajudar os museus a libertarem-se da sua cegueira ontológica e a concretizarem o seu
potencial crítico e transformador.
Abstract (EN):
The contemporary theoretical and ethical debate on museums is deeply entangled in the
world and built from an intra-active engagement with it. As a consequence, the museum tends to
address the emergent and the urgent through situated practices that collectively analyse and respond to
circumstances in the world. In doing so, the contemporary museum seeks to create conditions for visitor
engagement by empowering their unmediated voices to be heard. This text aims to explore the critical
space between the apparent decolonial vitality of the museum and how diffractive practices may be
designed in a postcritical and postrepresentational context, arguing that approaches based on artistic
and design processes of speculative fabulation (as Design Culture) are helpful for thinking and acting in
these spaces of experience. Pragmatically, it highlights three modes of speculative (moderated) design
engagement with the present and the future to help museums to break out of their ontological blindness
and fulfil their critical and transformative potential.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific