Subject:
Gesso; Escultura; Acabamentos artísticos; Criação; Patines.
Resumo (PT):
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação sobre acabamentos artísticos na Escultura
em Gesso. Para tal exploramos técnicas de tratamento de gesso, bem como a combinação do gesso
com outros materiais para alterar a sua superfície e obter várias cores, texturas e acabamentos aplicados
à produção escultórica contemporânea.
Dadas as qualidades plásticas e versáteis do gesso, o estudo parte da experimentação para analisar a
forma como o gesso, os pigmentos e as patines dialogam na criação artística.
Considerando a presença do gesso no mundo da criação escultórica de forma mais geral como parte
do processo - um elemento auxiliar das técnicas de moldagem e fundição - e não como participante do
objeto final, reivindicamos o seu valor como objeto acabado e como um material de escultura per se.
Ressaltamos a importância deste material capaz de enriquecer o trabalho artístico pelas suas qualidades
intrínsecas, a sua plasticidade, a sua adaptabilidade, bem como a sua reversibilidade. Centramo-nos na
investigação artística desenvolvida por Mónica Cerrada no domínio dos relevos pigmentados e tratados
e por Grécia Paola na exploração de trabalhos em gesso patinado. Partindo destes exemplos-chave de
experimentação plástica e, aprofundando-os, este estudo testa e propõe a integração do gesso e a sua
combinação com outros materiais na Escultura, divulgando e enaltecendo o lugar do acabamento
artístico na Escultura em Gesso na Arte Contemporânea.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Tel. [+351] 213 252 108 comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
Notes:
A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação
Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade
de Lisboa
No. of pages:
1