Resumo (PT):
Na caracterização de materiais em chapa metálica o ensaio de tracção é o ensaio standardizado
para a obtenção da curva de comportamento do material. No entanto a
amplitude de deformação limitada obtida neste ensaio tem feito com que o ensaio
“bulge” mereça actualmente um interesse crescente, em virtude dos seus níveis de deformação
superiores. Esta necessidade é evidente quando fazemos a simulação numérica
de processos de conformação plástica, dado que o comportamento do material pode
ser descrito com maior rigor e com menor extrapolação dos dados obtidos experimentalmente.
Neste artigo apresenta-se o desenvolvimento e a incorporação de um sistema de medição
mecânico numa máquina hidráulica “bulge”, que permite uma obtenção contínua
da pressão, da curvatura da chapa e da extensão no plano da chapa. Com estes dados
é possível a obtenção da evolução da curva tensão-extensão do material, em condições
controladas de velocidade de extensão e até elevados níveis de extensão plástica. São
apresentados resultados de simulações numéricas por elementos finitos para a análise
de sensibilidades de algumas das variáveis influentes nas medições, as quais têm um
peso importante no rigor dos dados obtidos de comportamento do material. São ainda
apresentados resultados experimentais correspondentes a diferentes
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific