Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media
Publication

Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media

Title
Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media
Type
Book
Year
2022
Authors
Mateus, Samuel
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Ferreira, Ivone
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): O que têm em comum o anúncio de publicidade, o soundbite político, as redes sociais ou a comunicação organizacional? Em qualquer dos casos, estamos perante fenómenos que envolvem processos persuasivos. Por outras palavras, são ações retóricas que visam convencer-nos a respeito de alguma coisa acerca do mundo.[…] tal como persuadimos através do discurso verbal (este é o sentido da retórica antiga), também persuadimos por intermédio de processos discursivos não-verbais, que incluem frequentemente os dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (os media, no sentido anglo-saxónico da palavra). Se pretendemos compreender, na íntegra, como discutimos, convencemos e argumentamos as nossas visões do mundo, ideias ou opiniões, temos necessariamente de incluir como o fazemos através dos media, dada a sua centralidade e omnipresença nas sociedades.[…] assumir a mediatização da retórica significa não apenas que os media alteram os seus alicerces, introduzindo alterações na valorização dos diferentes cânones, […] como implica considerar que os media representam um potencial persuasivo radicalmente singular quando comparado com a palavra falada na assembleia. […] A extensão espacial e temporal permitida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica introduz mutações críticas nos processos de persuasão nas sociedades de massas de que é apenas um exemplo a constante repetição de anúncios de publicidade, várias vezes por dia, em diferentes meios de comunicação social e ao longo de semanas.[Samuel Mateus e Ivone Ferreira]
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media, da autoria de Samuel Mateus (UM/LABCOM/ICNOVA) e Ivone Ferreira (ICNOVA/UNL) vence edição de 2020 do concurso ao prémio Coleção Livros Sopcom. A obra resultante das Jornadas de Retórica Mediatizada realizadas em Maio de 2019 na NOVA.FCSH, numa parceria ICNOVA e Labcom,
No. of pages: 199
ISBN: 978-989-568-015-3
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Publications included
Chapter or Part of a Book
Amorim, Francisca (Author) (Other); Malato, Maria Luísa (Author) (FLUP)
2022
Recommend this page Top