Resumo (PT):
Com o aparecimento de novos dispositivos móveis como smartphones, tables e PDAs, surgem também novos paradigmas de interação para utilizadores e programadores explorarem. Estes dispositivos permitem que sejam criadas aplicações únicas graças ao vasto número de sensores e mecanismos de entradas que possuem (como GPS, acelerómetros, entre outros). Assim, experiencias ubíquas e personalizadas tornam-se possíveis. Jogos móveis baseados na localização não se limitam a copiar mecanicas de jogo já existentes em jogos de consola/computador. Pelo contrário inovam, permitindo experiencias únicas e personalizadas. Este artigo apresenta um jogo móvel baseado na localização: desde a fase de desenho e implementação à fase de testes do mesmo.
Abstract (EN):
As new, more powerful, mobile devices, such as smartphones, tablets and PDAs arrive, so do new ways of interaction for the users and developers to explore. These devices allow for the creation of never-before-seen applications, using the broad range of inputs and sensors these devices posses (such as accelerometers, light sensors, compasses, GPS sensor among others), that allow for more ubiquous and personalized experiences. Mobile location-based games are such applications, not being limited to copying previous console/computer games and their concepts, but rather inovating them so as to provide different and unique gaming experiences.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
joao.jacob@fe.up.pt
Notes:
http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/