Resumo (PT):
Apresenta-se um estudo experimental e prospetivo de extensão
educativa que mobiliza uma análise
descritiva, na perspetiva do Património Cultural e Ambiental, do
livro-ponte para crianças e adultos,
Portugal Pequenino de Raul Brandão
e Maria Angelina Brandão, com
vista à produção de conteúdos para
um aplicativo digital móvel. Mobilizando anterior experiência investigativa das autoras na elaboração do
projeto exploratório “Raul Brandão
e relações intergeracionais na
interface humanidades digitais”,
visa-se desenvolver uma nova
dimensão dessa iniciativa. Contextualiza-se numa aproximação
sucinta à revisão da literatura da área
transdisciplinar Humanidades
Digitais em Portugal, enquadramento teórico-metodológico que
informa o estudo apresentado.
As Humanidades Digitais têm
conseguido congregar uma comunidade de investigadores que tende a
crescer e a afirmar-se (Alves, 2016 a
e b), embora numa cartografia
global, no que toca a patrimónios
de língua portuguesa, se constate
um desempenho inferior ao de
outras tradições e culturas, nomeadamente de matriz anglo-saxónica
(Pereira, 2015: 110-140). Porém,
sob o impacto da crescente consolidação da área inter/transdisciplinar
das Humanidades Digitais à escala
internacional, este novo domínio de
investigação tem vindo a registar em
Portugal um movimento progressivamente mais amplo de renovação
dos discursos e práticas de afirmação
e integração de meios digitais transversais às Humanidades e Ciências
Sociais
Abstract (EN):
An experimental and prospective
study of educational extension is
presented that mobilizes a descriptive analysis, from the perspective
of cultural and environmental heritage, of the bridge-book for children
and adults, Portugal Pequenino by
Raul Brandão and Maria Angelina
Brandão, with a view to the production of content for a mobile digital
application. Building on from prior
investigative experience of the authors
in the development of the exploratory
project “Raul Brandão and intergenerational relations at the digital
humanities interface”, it aims to
develop a new dimension of this initiative. It consists of a brief approach
to the literature review of the transdisciplinary area Digital Humanities
in Portugal, the theoretical-methodological framework of which that
underpins the study presented.
Digital Humanities has managed to
bring together a community of
researchers that tends to grow and
assert itself (Alves, 2016 a) and b),
albeit in a global mapping, with
regard to Portuguese-speaking heritages, the performance is lower than
that of other traditions and cultures,
namely Anglo-Saxon (Pereira, 2015:
110-140). However, under the
impact of the increasing consolidation of the inter/transdisciplinary
area of Digital Humanities on an
international scale, this new field of
research in Portugal has been
gradually growing into a broader
movement of renewal of discourses
and practices of affirmation and
integration of digital media transversal to the Humanities and Social
Sciences.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific