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Publication

“Como a minha mãe dizia, eu aterrava-me a ler: A experiência da leitura pelas vozes de crianças leitoras”

Title
“Como a minha mãe dizia, eu aterrava-me a ler: A experiência da leitura pelas vozes de crianças leitoras”
Type
Thesis
Year
2022-11-18
Authors
Thaina Callile Caze Camargo
(Author)
FPCEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social”, a presente dissertação visou aproximar-se de crianças reconhecidas e que se reconhecem como leitoras para compreender as suas experiências com os livros e a leitura ao construírem-se enquanto crianças leitoras, isto é, com gosto e prazer pelo ato de ler. Os contributos da filosofia, da sociologia da educação e dos estudos sociais da infância, disciplinas com as quais as Ciências da Educação dialogam, fundamentam o entendimento da leitura enquanto experiência subjetiva e autorreflexiva, e como da experiência sociocultural que constrói crianças leitoras na pós-modernidade. A pesquisa qualitativa com 15 crianças leitoras a frequentarem o 2º e 3º ciclo de escolaridade numa escola pública implicou escutá-las acerca das suas experiências com os livros e a leitura nos contextos da família, escola e de pares e dos sentidos subjetivos vividos/atribuídos através de entrevistas semiestruturadas. Implicou ainda a recolha de opiniões de mães/pais através de inquéritos por questionários com perguntas fechadas e abertas acerca das suas práticas com os livros e a leitura e suas memórias de infância. A análise de conteúdo qualitativa e quantitativa permite afirmar que i) o grupo de crianças leitoras é, sobretudo, constituído de raparigas e mais velhas/os; ii) suas/seus mães/pais têm 12 ou mais anos de escolaridade, pertencendo a grupos das classes média e média alta; iii) as práticas de leitura familiar muito precoces geram disposições sociais para a leitura, antes mesmo da sua entrada na escolaridade obrigatória, havendo grande acessibilidade a livros consoante os géneros e sugestões das crianças; iv) na construção de si como leitoras as crianças reiteram como experiência marcante as práticas de socialização familiar com os livros e a leitura, acrescida da chegada a uma dada idade associada a transições de ciclos de escolaridade, das leituras continuadas por coleções de livros, da frequência da biblioteca escolar e do reconhecimento público através de concursos de leitura, e dos sentidos de prazer, conhecimentos e refúgio vividos na experiência de ler. Crianças cujas práticas familiares não são conformes ao retrato sociocultural facilitador de habitus de leitura sublinham na sua construção como leitoras o contributo relevante as práticas das instituições socioeducativas para a infância e da escola, dos seus respetivos profissionais e de colegas, bem como do recurso a estratégias pessoais para prosseguirem a satisfação do seu gosto por ler.
Abstract (EN): Studies about children's tastes and reading habits tend to focus on the acquisition of cognitive skills, reducing the book consumption culture to its pedagogical instrumentalisation. Based on the contributions of social studies of childhood, reading and educational sciences, we aim to understand how some children challenge the emphasis on the schooling of reading, by building themselves as child readers, with taste and pleasure for the act of reading. What do they tell us about their experiences with books and reading? What relations do these personal and subjective experiences have with family, school or other practices in which they participated? Focusing on children means listening to them through semi-structured interviews, although we can also count on the perceptions of mothers/fathers/carers through questionnaires.
Language: Portuguese
No. of pages: 230
Documents
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Thainá Callile Cazé Camargo - Dissertação “Como a minha mãe dizia, eu aterrava-me a ler: A experiência da leitura pelas vozes de crianças leitoras” 4210.11 KB
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