Resumo (PT):
Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo pretende trazer à discussão os «projectos editoriais» do período entre 1934 e 1974, entendidos quer enquanto materiais impressos autónomos na sua maioria com imagens fotográficas (livros, catálogos, guias de viagem, álbuns ou fotolivros), mas também numa concepção mais alargada. É o caso de revistas de longa duração, como a revista Panorama, ou a produção documental de divulgação de uma grande exposição, como as várias que o regime promoveu. Os projectos editoriais são pensados enquanto objectos de mediação entre o poder político e o campo cultural e enquanto propaganda política e arte, pois os seus autores – fotógrafos, pintores, poetas, realizadores, produtores e designers – criam discursos imagéticos próprios a fim de responderem a objectivos comunicacionais de massas, estabelecerem relações e estratégias conceptuais e gráficas, produzirem diferentes suportes e novas formas de editar, publicar e circular pelo público. Os projectos editoriais aqui analisados integram-se tanto na propaganda visual do regime como em oposição a ele, depois da Segunda Guerra Mundial, naquilo a que chamámos «contra-imagens».
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Informações sobre a obra disponíveis em: https://www.ics.ulisboa.pt/livros/projectos-editoriais-e-propaganda?fbclid=IwAR3nwEYJb0rwit1Hh1mzBAc7lssBpS-83ehC05kIh89nY7EdZ1Lc-lkcLio
No. of pages:
390
ISBN:
978-972-671-575-7
Electronic ISBN:
978-972-671-576-4
Collection:
Coleção geral