Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo
Publication

Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo

Title
Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo
Type
Book
Year
2020
Authors
Serra, Filomena
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
André, Paula
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Rodrigues, Sofia Leal
(Organiser)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo pretende trazer à discussão os «projectos editoriais» do período entre 1934 e 1974, entendidos quer enquanto materiais impressos autónomos na sua maioria com imagens fotográficas (livros, catálogos, guias de viagem, álbuns ou fotolivros), mas também numa concepção mais alargada. É o caso de revistas de longa duração, como a revista Panorama, ou a produção documental de divulgação de uma grande exposição, como as várias que o regime promoveu. Os projectos editoriais são pensados enquanto objectos de mediação entre o poder político e o campo cultural e enquanto propaganda política e arte, pois os seus autores – fotógrafos, pintores, poetas, realizadores, produtores e designers – criam discursos imagéticos próprios a fim de responderem a objectivos comunicacionais de massas, estabelecerem relações e estratégias conceptuais e gráficas, produzirem diferentes suportes e novas formas de editar, publicar e circular pelo público. Os projectos editoriais aqui analisados integram-se tanto na propaganda visual do regime como em oposição a ele, depois da Segunda Guerra Mundial, naquilo a que chamámos «contra-imagens».
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Informações sobre a obra disponíveis em: https://www.ics.ulisboa.pt/livros/projectos-editoriais-e-propaganda?fbclid=IwAR3nwEYJb0rwit1Hh1mzBAc7lssBpS-83ehC05kIh89nY7EdZ1Lc-lkcLio
No. of pages: 390
ISBN: 978-972-671-575-7
Electronic ISBN: 978-972-671-576-4
Collection: Coleção geral
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Publications included
Recommend this page Top