Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > O Poder da Terapia Narrativa para Problemas de Comportamento Realizada no Contexto de Acolhimento
Publication

O Poder da Terapia Narrativa para Problemas de Comportamento Realizada no Contexto de Acolhimento

Title
O Poder da Terapia Narrativa para Problemas de Comportamento Realizada no Contexto de Acolhimento
Type
Thesis
Year
2019-11-13
Authors
Andreia Manuela Ferreira de Carvalho
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): A complexidade das problemáticas com que se defrontam as crianças e jovens em Acolhimento Residencial (AR) tem conduzido à intensificação da investigação sobre a intervenção terapêutica a implementar nas Casas de Acolhimento Residencial (CAR). No domínio dos problemas de ajustamento emocional, emerge a premência de se desenvolverem programas que orientem e apoiem os profissionais do acolhimento, descentrando-os de uma visão patologizante, e redirecionando o olhar para as competências e capacidades destas crianças e jovens. O Modelo de Terapia Narrativa de Reautoria no seu processo de desconstrução do problema, reconstrução e consolidação de uma narrativa alternativa, permite ao sujeito sair de uma narrativa totalitária e estigmatizante e experimentar novas versões identitárias, mais adaptativas e promotoras do seu bem-estar. Este estudo visa explorar os efeitos da intervenção narrativa da reautoria em crianças em AR com problemas de ajustamento emocional, através de um estudo de caso. A Terapia Narrativa de Ansiedade (Gonçalves & Henriques 2000), foi adaptada e aplicada no contexto da casa de acolhimento, a um rapaz de 9 anos, que se confrontava com problemas graves de comportamento. A intervenção desenvolvida com a criança ao longo de 22 sessões, envolveu também os profissionais da CAR, a mãe e o contexto escolar. Os resultados apontam para uma mudança na narrativa da criança que se passa a identificar como simpático, meigo, carinhoso e educado, e na narrativa dos profissionais sobre a criança, a qual deixou de assentar na sua patologização. A avaliação realizada no final da terapia, revelou claro bem-estar e ajustamento do comportamento da criança na CAR, diminuição nas queixas por parte do contexto escolar, e uma relação mais fortalecida com os profissionais do acolhimento, e entre estes e a família. Este estudo encoraja à utilização de abordagens narrativas no contexto de AR, como forma de dar poder à criança ou jovem para dominar o problema, e de transformar os discursos perpetuantes do problema, em visões valiadoras da mudança.
Language: Portuguese
No. of pages: 72
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top