Resumo (PT):
A museologia dividiu a história dos museus em períodos sucessivos e sequenciais,
pautados por momentos de continuidade e ruturas. No uir da história dos museus, porém, os
acontecimentos intersectam-se e coexistem, o que exige um olhar uido e não segmentado.
Este estudo aborda o espaço de transição entre o nal do século XX ¿ período em que a educação
nos museus se tornou mais transversal ¿ e o início do século XXI, em que a criatividade procura
entrar nas práticas dos museus. Ao abordar este espaço de transição pretende-se sublinhar a
importância de não criar fronteiras rígidas entre tempos e áreas, para que a criatividade aconteça
nos espaços de transição.
Esta reexão evidencia que o desvanecer de fronteiras e a abordagem integrada e líquida de diferentes
realidades contribui para a construção do conhecimento, pois uma visão plurifacetada e
complexa potencia um melhor entendimento da realidade.
Abstract (EN):
Museology has divided the history of museums in successive and sequential periods,
guided by moments of continuity and ruptures. In the ow of the museums¿ history, however,
events intersect and overlap ones with the others, which require a uid and non-segmented look.
is research addresses the space of transition between the end of the twentieth century ¿ period in
which education in museums became more transversal ¿ and the beginning of the XXI century, in which
creativity comes deeper into the practices of museums. is study aims to underline the importance of
not creating rigid boundaries between times and areas, so that creativity happens in transitional spaces.
is reection shows that the fading of boundaries and the integrated approach of dierent realities
contributes to the construction of knowledge. It also demonstrates that a multifaceted and complex
view enhances a better understanding of reality.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific