Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
e-Book dispobível em: http://appform.pt/initium/tgep/indice . O projeto de investigação-ação “Texto, gramática e ensino do Português”, da APP, esteve em desenvolvimento no terreno, ao longo do ano letivo de 2014-2015. Foi concebido em março de 2014, tendo o seu desenho e fase preparatória de aplicação sido concretizados até outubro do mesmo ano.
Recebeu financiamento da Fundação C. Gulbenkian, colaborando como parceiros a Casa Pia de Lisboa, a Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP).
Este projeto foi desenhado no contexto da formação contínua de professores e de situações de insucesso escolar de alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos do Ensino Básico, nas provas finais de avaliação externa de Português. Nessas provas, os critérios de classificação da expressão escrita incidem explicitamente sobre questões de coesão e coerência textuais, mas os estudos têm provado que estes parâmetros da textualidade, enquanto propriedades configuradoras dos textos-discursos nos modos oral e escrito, não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores.