Resumo (PT):
O ensino da Engenharia tem vindo gradualmente a evoluir da exclusiva e sempre necessária
qualificação técnica para uma qualificação mais abrangente e mais atenta à diversidade dos
estudantes. Para fazer face a esse desígnio não só se reorganizaram os currículos da
formação dos engenheiros de forma a privilegiar as chamadas soft skills como tem vindo a
ser dada atenção à formação pedagógica dos professores. A questão que pode colocar-se é a
de saber qual é a melhor forma de desenvolver essa formação dos professores, quando se
sabe que uma parte significativa dos docentes do ensino superior são cooptados pela sua
competência científica e investigativa. O projeto ¿De Par em Par¿ que aqui se apresenta
iniciou-se na FEUP e na FPCEUP há 4 anos, para promover a observação de pares como
uma estratégia , por excelência, dessa formação.
O projeto trata de ¿abrir a sala de aula¿ a outros docentes, pares de profissão, ainda que de
áreas científicas completamente díspares. Subjacente à iniciativa está a convicção que, para
além das áreas científicas, há um núcleo de comunidade que resulta do facto de se trabalhar
num mesmo nível de ensino ¿ o superior, e de uma mesma tarefa ¿ a de promover as
aprendizagens dos estudantes. Tal convicção sustenta a ideia que diferentes olhares, mesmo
oriundos de outras áreas do saber (e até talvez por isso), podem ser uma componente
essencial do desenvolvimento profissional dos professores, nomeadamente da sua
componente pedagógica [Mouraz et al, 2011].
Para atingir os objetivos referidos será organizado um esquema de observação de pares inter
institucional destinado aos docentes interessados e pensado como instrumento de melhoria
do seu desempenho. O processo formativo decorre da reflexão sobre as observações,
complementado por sessões de formação, resultantes das evidências que os registos
devolverem. Serão desenvolvidas ações de disseminação e estabelecidas redes com outras
Universidades do espaço lusófono, a quem a iniciativa interesse. O projeto conclui com um
seminário internacional para apresentação de resultados e partilha de experiências.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Educational
No. of pages:
5
License type: