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A elevada taxa de crescimento das populações, aliada aos requisitos da Era Ambiental, tem favorecido muito a utilização de soluções subterrâneas para os problemas urbanos. É o que tem acontecido em Portugal, e em particular na cidade do Porto, onde a construção da rede do Metro tem proporcionado a execução de várias obras de escavação e suporte. Estas obras ocorrem em solos residuais do granito, solos resultantes da alteração da rocha mãe e cujo comportamento, é hoje sabido, é substancialmente diferente dos solos sedimentares, bastante mais estudados e conhecidos.
Aproveitando as oportunidades que estas obras propiciam de experimentação e de observação do comportamento, pretende-se vir a desenvolver no presente projecto três linhas de investigação. A primeira será dedicada ao estudo da estabilidade da frente de túneis através do seu reforço por inclusões lineares. A segunda estudará e detalhará soluções de contenção através de poços elípticos, soluções estas inovadoras em Portugal e até a nível mundial. Na terceira linha de investigação preconiza-se trabalhar na caracterização mecânica e do estado de tensão em repouso dos solos residuais característicos da cidade do Porto, aspectos basilares da concepção e construção das estruturas subterrâneas que se pretende estudar, e na instrumentação e observação das obras, questões que se pode considerar complementares daquelas dada a interacção que tem que existir entre caracterização, construção e observação do comportamento.
Do trabalho a desenvolver no âmbito da primeira linha de investigação espera-se contributos significativos para o avanço dos conhecimentos, não só ao nível do comportamento global, como também ao nível mais local, próximo de cada inclusão, o que permitirá uma reflexão mais profunda sobre as questões de dimensionamento.
Do trabalho a desenvolver no âmbito da segunda linha de investigação pretende-se estabilizar conhecimentos e regras que ajudem, numa primeira fase à compreensão com detalhe do compo |
Summary
A elevada taxa de crescimento das populações, aliada aos requisitos da Era Ambiental, tem favorecido muito a utilização de soluções subterrâneas para os problemas urbanos. É o que tem acontecido em Portugal, e em particular na cidade do Porto, onde a construção da rede do Metro tem proporcionado a execução de várias obras de escavação e suporte. Estas obras ocorrem em solos residuais do granito, solos resultantes da alteração da rocha mãe e cujo comportamento, é hoje sabido, é substancialmente diferente dos solos sedimentares, bastante mais estudados e conhecidos.
Aproveitando as oportunidades que estas obras propiciam de experimentação e de observação do comportamento, pretende-se vir a desenvolver no presente projecto três linhas de investigação. A primeira será dedicada ao estudo da estabilidade da frente de túneis através do seu reforço por inclusões lineares. A segunda estudará e detalhará soluções de contenção através de poços elípticos, soluções estas inovadoras em Portugal e até a nível mundial. Na terceira linha de investigação preconiza-se trabalhar na caracterização mecânica e do estado de tensão em repouso dos solos residuais característicos da cidade do Porto, aspectos basilares da concepção e construção das estruturas subterrâneas que se pretende estudar, e na instrumentação e observação das obras, questões que se pode considerar complementares daquelas dada a interacção que tem que existir entre caracterização, construção e observação do comportamento.
Do trabalho a desenvolver no âmbito da primeira linha de investigação espera-se contributos significativos para o avanço dos conhecimentos, não só ao nível do comportamento global, como também ao nível mais local, próximo de cada inclusão, o que permitirá uma reflexão mais profunda sobre as questões de dimensionamento.
Do trabalho a desenvolver no âmbito da segunda linha de investigação pretende-se estabilizar conhecimentos e regras que ajudem, numa primeira fase à compreensão com detalhe do comportamento daquele tipo de obras e, posteriormente, à definição de um conjunto de indicações de projecto que permitam de uma forma sustentada o desenvolver destas soluções com um maior domínio técnico.
No que concerne à caracterização dos solos residuais, procurar-se-á realizá-la atendendo às trajectórias de tensão típicas de obras de escavação. Essa caracterização, feita em grande parte com o recurso a ensaios triaxiais, pretenderá também avaliar a influência da sucção no comportamento deste tipo de solos, uma vez que o rebaixamento do nível freático é frequente em obras de escavação e, consequentemente, os solos encontram-se parcialmente saturados.
Na modelação numérica as propriedades adoptadas para o maciço devem traduzir as macro heterogeneidades e a matriz dos solos. Os métodos geofísicos afiguram-se como os mais capazes de traduzir esta representatividade do maciço e, por essa razão, serão realizadas diversas tomografias. Serão ainda realizados ensaios para determinação do estado de tensão em repouso, uma vez que este é um parâmetro fundamental na modelação numérica. |