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Este projecto centra-se em torno de noções como a competência, a motivação e a realização escolar e visa oferecer um contributo para a compreensão dos factores que influenciam e promovem o sucesso no ensino secundário Português. Partindo da ideia de que a competência é um atributo psicossocial, valorizado em vários contextos de realização, incluindo o escolar, este projecto pretende investigar um conjunto de construtos relacionados com a competência, que podem ser vistos integradamente no quadro de uma abordagem compreensiva sobre a competência, a motivação e o rendimento escolar dos alunos. Estes construtos incluem alguns mais relacionados com o indivíduo (concepções pessoais de inteligência, percepções de causalidade, autoconceito, auto-eficácia académica e competência emocional) e um conjunto de construtos mais sistémicos, relacionados com a eficácia colectiva que pode ser aplicada às turmas, aos professores e à escola, enquanto sistemas de acção e interacção dos agentes da escola. Assim, pretende-se conjugar a esfera individual com a sistémica no estudo dos factores que potenciam o sucesso escolar.\nAo longo das 6 fases a executar e que estão apresentadas à frente (desde a fase de revisão da literatura até à de divulgação dos resultados), o projecto irá dividir-se em actividades de análise e de revisão, bem como em actividades de trabalho de campo, pelo que todos os passos da investigação serão fundados quer na teoria, quer em evidências empíricas recolhidas em contexto escolar. O trabalho de campo será desenvolvido em 6 escolas secundárias do Norte de Portugal com a respectiva recolha de dados empíricos. Primeiro, será realizado um conjunto de entrevistas e de estudos-piloto para apoiar a fase de preparação dos instrumentos e para "ouvir" e "sentir" os principais interlocutores na escola. Está prevista a construção de 8 instrumentos: 1 instrumento compósito para avaliar as concepções pessoais de competência (que incluem as concepções pessoais de inteligênci |
Summary
Este projecto centra-se em torno de noções como a competência, a motivação e a realização escolar e visa oferecer um contributo para a compreensão dos factores que influenciam e promovem o sucesso no ensino secundário Português. Partindo da ideia de que a competência é um atributo psicossocial, valorizado em vários contextos de realização, incluindo o escolar, este projecto pretende investigar um conjunto de construtos relacionados com a competência, que podem ser vistos integradamente no quadro de uma abordagem compreensiva sobre a competência, a motivação e o rendimento escolar dos alunos. Estes construtos incluem alguns mais relacionados com o indivíduo (concepções pessoais de inteligência, percepções de causalidade, autoconceito, auto-eficácia académica e competência emocional) e um conjunto de construtos mais sistémicos, relacionados com a eficácia colectiva que pode ser aplicada às turmas, aos professores e à escola, enquanto sistemas de acção e interacção dos agentes da escola. Assim, pretende-se conjugar a esfera individual com a sistémica no estudo dos factores que potenciam o sucesso escolar.\nAo longo das 6 fases a executar e que estão apresentadas à frente (desde a fase de revisão da literatura até à de divulgação dos resultados), o projecto irá dividir-se em actividades de análise e de revisão, bem como em actividades de trabalho de campo, pelo que todos os passos da investigação serão fundados quer na teoria, quer em evidências empíricas recolhidas em contexto escolar. O trabalho de campo será desenvolvido em 6 escolas secundárias do Norte de Portugal com a respectiva recolha de dados empíricos. Primeiro, será realizado um conjunto de entrevistas e de estudos-piloto para apoiar a fase de preparação dos instrumentos e para "ouvir" e "sentir" os principais interlocutores na escola. Está prevista a construção de 8 instrumentos: 1 instrumento compósito para avaliar as concepções pessoais de competência (que incluem as concepções pessoais de inteligência, as percepções de causalidade, o auto-conceito e a auto-eficácia académica), 1 instrumento para avaliar a competência emocional, 3 instrumentos para avaliar a eficácia colectiva (1 para alunos integrados em turmas, 1 para professores e 1 para escolas), 2 questionários sócio-demográficos (1 para alunos e 1 para professores) e 1 questionário sócio-organizacional para caracterizar as escolas, todos a utilizar no estudo principal. Este será um estudo de tipo transversal, que terá uma única fase de recolha de dados em Setembro/Outubro de 2009. Os participantes serão alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade (N = 1500), professores (N = 140), elementos do conselho
executivo e pessoal não docente (N a determinar). Estes tipos de participantes permitirão organizar pelo menos 3 níveis hierárquicos de análise (o nível do aluno, o da turma e o da escola), pois os alunos estão agrupados em turmas, e estas em escolas. Será ainda considerado um nível para os professores que funcionará como nível moderador. No que respeita às técnicas de análise de dados, estas serão quer qualitativas (p.e., para a análise de conteúdo das entrevistas), quer quantitativas (p.e., para a análise do modelo de relações estruturais, que integra os vários construtos em estudo e está organizado em níveis hierárquicos). A este nível, será importante o apoio de 2 consultores especialistas em análise de dados qualitativos e quantitativos, quer para as técnicas de análise de conteúdo, quer para as técnicas mais sofisticadas de análise de dados hierárquicos. Entre os resultados e repercussões mais importantes d |