Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:FSE/CED/83522/2008

Project/Service Agreement:FSE/CED/83522/2008

Start Approved In Progress Completed Closed

Status
Projeto EncerradoClosed
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 60015
 
Reference: FSE/CED/83522/2008
Short name: Concepções Pessoais
Title: Pupil´s personal conceptions of competence and collective efficacy of classrooms, teachers and schools: contribution to the enhancement of school sucess in secundary school.
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?:
No. of Participating Institutions: 2
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: PPCDT - Prog. Reforço e Alargamento do Sistema de Informação em CT&I
Funding Institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2009-06-26
Scheduling
Effective Start Date: 2009-09-01
Expected Completion Date: 2010-11-30
Effective Completion Date: 2010-11-30
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 48.306,00 EUR
Details
Summary: Este projecto centra-se em torno de noções como a competência, a motivação e a realização escolar e visa oferecer um contributo para a compreensão dos factores que influenciam e promovem o sucesso no ensino secundário Português. Partindo da ideia de que a competência é um atributo psicossocial, valorizado em vários contextos de realização, incluindo o escolar, este projecto pretende investigar um conjunto de construtos relacionados com a competência, que podem ser vistos integradamente no quadro de uma abordagem compreensiva sobre a competência, a motivação e o rendimento escolar dos alunos. Estes construtos incluem alguns mais relacionados com o indivíduo (concepções pessoais de inteligência, percepções de causalidade, autoconceito, auto-eficácia académica e competência emocional) e um conjunto de construtos mais sistémicos, relacionados com a eficácia colectiva que pode ser aplicada às turmas, aos professores e à escola, enquanto sistemas de acção e interacção dos agentes da escola. Assim, pretende-se conjugar a esfera individual com a sistémica no estudo dos factores que potenciam o sucesso escolar.\nAo longo das 6 fases a executar e que estão apresentadas à frente (desde a fase de revisão da literatura até à de divulgação dos resultados), o projecto irá dividir-se em actividades de análise e de revisão, bem como em actividades de trabalho de campo, pelo que todos os passos da investigação serão fundados quer na teoria, quer em evidências empíricas recolhidas em contexto escolar. O trabalho de campo será desenvolvido em 6 escolas secundárias do Norte de Portugal com a respectiva recolha de dados empíricos. Primeiro, será realizado um conjunto de entrevistas e de estudos-piloto para apoiar a fase de preparação dos instrumentos e para "ouvir" e "sentir" os principais interlocutores na escola. Está prevista a construção de 8 instrumentos: 1 instrumento compósito para avaliar as concepções pessoais de competência (que incluem as concepções pessoais de inteligênci Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

  • Concepções pessoais de competência
  • Desenvolvimento social e Serviços Sociais
  • Eficácia colectiva
  • Realização escolar
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Article in International Conference Proceedings Book
L. Mouta Dias (Author) (Other); Luísa Faria (Author) (FPCEUP)
2010
Article in International Conference Proceedings Book
M. Costa (Author) (Other); Luísa Faria (Author) (FPCEUP)
2010
Article in International Conference Proceedings Book
Joana Stocker (Author) (Other); Luísa Faria (Author) (FPCEUP)
2010
Article in International Conference Proceedings Book
A. Costa (Author) (Other); Luísa Faria (Author) (FPCEUP)
2010
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Centro de Psicologia da Universidade do Porto CPUP Portugal RD Institute Proponent
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Luísa Faria 226079761 lfaria@fpce.up.pt
 
Budgets and Teams
Approved Budget: 48.306,00 EUR
Approved Funded Amount: 48.306,00 EUR
Approved co-funded Amount: -
Funding Rate: 100 %
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Ana Cristina Fontes da Costa ACFC Grant recipient 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Joana Novaes Machado Stocker JNMS Researcher 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Luísa Maria Soares Faria LMSF Official Researcher at the OU 30 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Marisa Raquel da Silva Costa MRSC Grant recipient 0 0 2009-09-01 2010-11-30
FPCEUP Sílvia Teresa Azevedo Pina Neves STAPN Researcher 50 0 2009-09-01 2010-11-30

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal 220400648
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top