Considerada uma das mais relevantes poetisas da atualidade, Ana Luísa Amaral é licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), onde viria a desenvolver grande parte da sua atividade docente nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Atualmente aposentada da docência, é membro sénior do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, organismo que dirigiu durante mais de uma década e no âmbito do qual coordenou o grupo de pesquisa Intersexualidades.
Estudiosa da obra de Emily Dickinson e referência internacional no campo dos Estudos Feministas, Estudos de Género e Estudos Queer, conta com uma importante obra realizada no campo académico, da qual se destaca o ensaio Dicionário da Crítica Feminista (2005), publicado em coautoria com Ana Gabriela Macedo.
Para além da poesia, a vasta obra literária de Ana Luísa Amaral – traduzida e editada em várias línguas e países – estende-se também aos domínios do teatro, ficção, literatura infantil, tradução e ensaio. Conquistou, entre outras distinções, o Prémio Literário Casino da Póvoa (2007), o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia (2018), o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho (2018), o Prémio Vergílio Ferreira (2020), ou o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (2021).
In Notícias U.Porto, por Tiago Reis / Reit