Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Alice Semedo

Alice Semedo

Fotografia de Alice Lucas Semedo
Name: Alice Lucas Semedo
Sigla: ALS
Estado: Active
Email Institucional: asemedo@letras.up.pt
Extensão Telefónica: 4270
Salas: B302

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Professional Group: Docente
Department: Department of Heritage Studies

Cargos

Cargo Data de Início
Member of the Scientific Committee Mestrado em História e Património 2010-02-26
Member of the Scientific Committee Mestrado em Museologia 2014-01-23

Apresentação Pessoal

Associate Professor (Museology and Heritage Studies) at the Faculty of Letters of the University of Porto (FLUP), member of the Department of Heritage Sciences and Techniques (DCTP), integrated researcher and Coordinator of the
Research Group “Education and Societal Challenges” at CITCEM - Center for Transdisciplinary Research on Culture, Space and Memory at the Faculty of Arts of the University of Porto. After finishing a first degree in Archaeology at the University of Coimbra (Portugal) I pursued my studies at the University of Leicester, UK (Museum Studies - M.A. 1991; PhD 2003) where I presented a thesis on museum professional discourses supervised by Susan Pearce (The Professional Museumscape: Portuguese Poetics and Politics  - https://lra.le.ac.uk/bitstream/2381/31145/1/U601312.pdf)). Among other functions, I have acted as Director of Studies for the MA (2003-13) and for the PhD (2013-2018) in Museology at FLUP where I have been teaching since 1994. I teach different courses that reveal the diversity of my teaching and research interests: museums and museology, the research and management of collections, policies and practices of communication in museums, heritage management (Archaeology), heritage mediation and communication. I am particularly interested in the use of performative mediation objects in museum education. I have participated in different research projects, edited, published and organized conferences and supervised more than 3 dozen Master's Dissertations and 10 Doctoral Theses and 4 funded Post-Doctoral projects (FCT 3 years; 6 years, FAPESP 1 year) on
topics related to my interests, such as, museum collection studies, museological narratives and discourses, professional identities in museums, creativity and the spaces and practices of mediation and education in museums, or the missions of museums in the contemporary world. Co-creator and editor of the Journal MIDAS - Museums and Interdisciplinary Studies (http://revistamidas.hypotheses.org//). Over the years she has also served as a consultant for several museum projects and programs.

DOCTORAL AND POSDOCTORAL SUPERVISING

COMPLETED Ph.D.

Heritage Studies – Museology
8. (2022) A Cinemateca Brasileira e o património Audiovisual: uma prática educativa. Thais Vanessa Lara (Co-Tutela UP-Universidade Estadual de Campinas, Brasil). Grant FAPESP.
7. (2022) 1. Objetos de Design em Museus: Portugal Industrial - Ligações entre o Design e a Indústria, Estudo de caso em profundidade. Cosupervisor de José Manuel da Silva Bártolo (ESAD). Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/109504/2015).
6. (2018) Natália Maria Fauvrelle da Costa Ferreira - Fazer a paisagem no Alto Douro Vinhateiro. Desafios de um território-museu. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/22378/2005). Doutoramento em Estudos o Património - Museologia. 19 de julho de 2018. Published by Afrontamento. Award Best PhD Thesis 2018 CITCEM/ Afrontamento
5. (2018) Vanessa Nascimento Freitas - Entre o Camuflado e o Desvelado. Potencialidades da Mediação da Arte Contemporânea ao Ar Livre. Doutoramento em Museologia. 17-DEZ-2018.
4. (2016) Inês Maria Spratley Ferreira Moura Borges Criatividade nos museus. Espaço entre e elementos de mediação. Doutoramento em Museologia. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia. Published by Caleidoscópio.
3. (2013) Fortunato Carvalhido Da Silva Representações do outro nas exposições coloniais. Discursividade e reflexão museológica. Doutoramento em Museologia. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia.
2. (2013) Elisa De Noronha Nascimento Discursos e reflexividade: um estudo sobre a musealização da arte contemporânea. Doutoramento em Museologia. Grant Fundação Calouste Gulbenkian e Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia.Published by Afrontamento. Award Best PhD Thesis 2018 CITCEM/ Afrontamento
1. (2013) Guilhermina De Melo Terra Atuação do Museu enquanto sistema aberto: uma realidade possível. Doutoramento em Museologia. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia.

Ph.D. in Arts Education (University of Porto)
1. (2015) Júlia Rocha Pinto Reflexões sobre o meio - O espaço entre a Escola e o Museu de Arte Contemporânea. Doutoramento em Educação Artística (FBAUP). Grant CAPES.

Ph.D. in Design (University of Aveiro & University of Porto)
1. (2021) Património gráfico portuense – modelo para um arquivo poético promotor de novas narrativas de afirmação do lugar. Olinda Martins. Co-Supervising with Joana Quental. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia.

COMPLETED POSDOCTORAL
1. (2021) Patrícia Isabel de Sousa Roque Martins A representação da deficiência nas coleções dos museus da DGPC: discurso, identidades e sentido de pertença. (Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia - SFRH/BPD/110497/2015). 2 triennium
2. Clotildes Madalena De Avelar Teixeira. Museus, novas tecnologias e a política de proteção ao patrimônio cultural: estudo comparado Brasil/Portugal (2017-19)
3. (2018-19) Leilane Lima Bolsa Os Museus de Arqueologia e a Arqueologia nos Museus: análise de exposições museais no Norte de Portugal”. Lima, Leilane (USP - Grant FAPESP).
4. O livro de artista e as políticas de incorporação deste tipo de produção nos acervos de bibliotecas e museus de arte contemporânea de Portugal, Brasil e Espanha. Elisa Noronha Nascimento. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e
Tecnologia. 1 Triénio.
5. (2018) Elizabete Mendonça Documentação em Museus e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial: desafios e potencialidades da gestão integrada do patrimônio cultural como instrumento de democracia cultural em museus vinculados a políticas de salvaguarda no contexto luso-brasileiro. UNIRIO – Brasil. 1 ano.
6. (2016/17) Márcia Eliane Rosa, PUC- Universidade Católica de Campinas (Brasil) 31ª Bienal de São Paulo: a primeira experiência de exposição itinerante internacional Grant do Programa “Bolsas Ibero-Americanas para jovens Professores e Pesquisadores PUC-Campinas / Santander 2015” Estudante de Mobilidade - 10/01/2016 a 29/01/2016 e mesmo período em 2017


ONGOING DOCTORAL

Ph.D. in Heritage Studies – Museology Faculty of Arts, (University of Porto)
1. Claudia Filipa Gaspar Garradas Domingues Soutinho. The role of maritime museums in the production and preservation of a maritime cultural landscape. The case study of the Malta Maritime Museum.
2. Ana Rita Soares Mendes. A Maior idade nos Museus: perspetivas, potencialidades e desafios
3. Ivan Gomide Ramos Vaz. Processos de musealização e práticas de exposição em museus: a relação sujeito, objeto, cenário
4. Sofia Alexandre Costa De Carvalho. (De)colonial narratives in museums: instruments for the (de)construction of racism in Portugal. Co-Supervising with António Pinto Ribeiro (CES-UC). Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia

Ph.D. in Design (University of Porto & University of Aveiro)
1. Design para a mediação cultural com o público infantil nos Museus: um projeto piloto em contexto de Serviço Educativo. Rita Brandão. Co-Supervising with Joana Quental. Grant FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia

Ph.D. in Arts Education (University of Porto & University of Lisbon)
1. Andreia Dias. (+) Museu: pensar as práticas educativas artísticas no século XXI. CoSupervising with Ana Tudela Sousa (FBAUL-UL). Grant Fundação Gulbenkian


CURRENT PARTICIPATION IN  I+D PROJECTS
2021-24 (Investigadora Responsável na UO). EPITEC 2- patrimonios controversiales para la formacion ecosocial de la ciudadania. Una investigacion de educacion patrimonial en la enseñanza reglada (PID2020-116662GB-I00) coordenado por JOSÉ MARÍA CUENCA LÓPEZ E JESÚS ESTEPA GIMÉNEZ (Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Huelva) financiado pela Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación (Ministerio de Economía y Competitividad, España).

2018-21(Investigadora). Raízes da Educação para o Futuro (PTDC/CEDEDG/ 30342/2017). O projeto Raízes da Educação para o Futuro - REduF - é um projecto de investigação interdisciplinar e de intervenção cultural que toma por objecto a herança cultural educativa de uma região interior. O REduF visa quatro objetivos principais: investigar, salvaguardar e reutilizar o património escolar edificado, móvel e imaterial enquanto recurso endógeno da região; formar capital humano para preservar e explorar a Herança Cultural regional; criar um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da educação - CITRIME; promover formas inovadoras de disseminação de bens culturais. A implementação do CITRIME responde à necessidade de ultrapassar a simples guarda e interpretação cultural, projetando o capital simbólico incorporado em artefactos como elemento de valorização económica e coesão social das regiões, ligado ao turismo cultural e transfronteiriço. Utiliza a metodologia da investigação-ação cruzando diferentes abordagens, mas privilegiando para a recolha das tradições educativas e escolares regionais a história oral, a etnografia, os estudos
de cultura material. https://sigarra.up.pt/flup/pt/PROJECTOS_GERAL.FICHA_PROJECTO?P_ID=72544

Áreas de Interesse

  1. Humanities

Research

Categoria: Não definida
Research and Development Centre: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Recommend this page Top