Rhetoric and Stylistics
Instance: 2008/2009 - 1S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Objectives
O seminário tem como finalidade contribuir para, no contexto genérico definido pelo Curso,oferecer aos estudantes um conhecimento mais sistemático dedisciplinas que surgem frequentemente associadas numa expressão vaga e sincrética ou evocam a desconfiança de uma estética formalista sem lugar qualificado na realidade das práticas linguísticas do quotidiano ou na actualidade dos estudos literários. Deste modo, a compreensão do texto literário irá ser iluminada pela interrogação das suas estratégias de persuasão ou na pesquisa de uma «consciênci íntima» que lhes dite sentido ou ironicamente se furte ao esforço de interpretação e crítica. Formas e conteúdos no discurso literário reconhecer-se-ão numa ligação solidária a que procedimentos retóricos e técnicas de composição, ou ainda a configuração do estilo, permitem oferecer 'a local habitation and a name'.
Program
A definição do sentido e alcance hoje reservados à disciplina da Retórica não dispensará a consideração de momentos estratégicos no longo itinerário seguido por uma disciplina de tão obstinada presença na tradição cultural do Ocidente. A rejeição platónica do arbítrio sofista da doxa, inimiga da sabedoria e da demanda da verdade,e da fossilização do pensamento na palavra escrita, a inscrição da Lógica e da Dialéctica na compreensão de Aristóteles,a referência moral de Isócrates, a acentuação da eloquência em Cícero ou da Ética associada a um privilegiado papel formativo em Quintiliano,ou a estrutura da organização do argumento em algumas versões significativas e insinuadamente reveladas, e de modo ubíquo, no mundo de hoje, constituem exemplos deste percurso. Depois, a discriminação da disciplina em relação a outras áreas com as quais não raro se confunde, ou a clarificação do seu estatuto actual, afirmarão a sua peryinência no contexto. Do mesmo modo, a Estilística, sempre vista na sua cumplicidade com a Retórica e evoluindo, em relação a ela, como indissociável objecto de estudo, será interrogada na multiplicidade das suas acepções, na sua ligação às inflexões introduzidas nos registos dominantes da linguagem, na sua qualidade de instrumento crucial da prática da tradução literária, nos processos e figuras que, na ironia, na metáfora ou na recriação formal e semânticado corpus da língua, subvertem heterodoxias e reconfiguram os seus códigos convencionais e seus contextos retóricos.
Mandatory literature
Michel Meyer et alii; História da Retórica, Temas e Debates - Actividades Editoriais, 2002. ISBN: 972-759-454-9
Walter Nash; Rhetoric - The Wit of Persuasion, Blackwell Publishers, 1989. ISBN: 0-631-18625-5
Eudoro de Sousa; Aristóteles - Poética, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1986
Renato Barilli; Rhetoric, University of Minnesota Press, 1989. ISBN: 0-8166-1729-5
Geoffrey Shepherd; Sir Philip Sidney - An Apology for Poetry, Manchester University Press, 1973
R. M. Rosado Fernandes; Horácio - Arte Poética, Inquérito, 1976. ISBN: 972-670-011-6
Manuel Alexandre Júnior et alii; Aristóteles - Retórica, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005
Richard Bradfoot; Stylistics, Routledge, 1997. ISBN: 0-415-09768-1
D. A. Russell/M. Winterbottom; Classical Literary Criticism, Oxford University Press, 1989. ISBN: 0-19-281830-9
Teaching methods and learning activities
Regime de seminário.
keywords
Humanities
Humanities > Literature > European literature > Germanic literature > English literature
Evaluation Type
Distributed evaluation without final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Subject Classes |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Trabalho escrito |
98,50 |
|
2009-01-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Amount of time allocated to each course unit
| Description |
Type |
Time (hours) |
End date |
|
Estudo autónomo |
20 |
2009-01-17 |
|
Total: |
20,00 |
|
Eligibility for exams
Os estudantes deverão estar presentes em 75% das sessões.
Calculation formula of final grade
Cooperação nas aulas - 50%; trabalho de seminário - 50%.
Examinations or Special Assignments
Não aplicável.
Special assessment (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Classification improvement
Não aplicável